Cimac

VER +

Notícias

Câmara de Évora reforça equipamento informático em escolas

Câmara de Évora reforça equipamento informático em escolas

As escolas básicas de 1º ciclo de S. Sebastião da Giesteira (Agrupamento de Escolas Severim de Faria) e de Azaruja (Agrupamento de Escolas André de Gouveia), no concelho de Évora, receberam, no início deste ano letivo, computadores portáteis. Segundo a Câmara Municipal da capital do Alentejo, esta ação “complementa os equipamentos informáticos já existentes naqueles estabelecimentos de ensino e contribui para a diminuição progressiva do rácio de alunos por computador”. A entrega dos equipamentos teve a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, e de representantes dos Executivos das Juntas de Freguesias locais e dos Agrupamentos de Escolas. A Câmara Municipal de Évora divulga que “tem vindo a apostar significativamente no reforço das tecnologias educativas, contribuindo assim para a implementação de mudanças qualitativas no processo de ensino e aprendizagem”. Em 2020, foram adquiridos cerca de 60 computadores portáteis, cedidos pela autarquia de forma equitativa aos Agrupamentos de Escolas, para fazer face aos constrangimentos decorrentes dos períodos de confinamento, tendo estes equipamentos sido utilizados pelos alunos na modalidade de ensino à distância. Ultrapassada esta fase, a distribuição destes esquipamentos está a ser reequacionada, tendo-se decidido manter alguns destes equipamentos nos mesmos estabelecimentos de ensino, para apoiar o desenvolvimento dos seus projetos educativos e, por outro lado, reafectar parte destes computadores às escolas das Freguesias rurais, de acordo com o critério de um computador por cada quatro alunos. Nas próximas semanas, a entrega de computadores vai prosseguir em mais cinco escolas: Valverde, Nossa Senhora de Machede, Graça do Divor, São Manços e São Vicente Pigeiro.
18 de Outubro
Fazer em Rede - Edição 2022-2023

Fazer em Rede - Edição 2022-2023

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) afirmou-se, desde a primeira hora, como uma estrutura de apoio, partilha, inovação e transformação de práticas. Reconhecendo o trabalho de promoção da leitura, das literacias, da aprendizagem e da cultura que os professores bibliotecários realizam quotidianamente no sentido de fazerem das bibliotecas locais físicos e virtuais de referência nas suas escolas, a RBE cria a distinção Fazer em rede | Distinguir para Inspirar. Acreditando que a partilha das boas práticas e/ou atividades que são desenvolvidas ao longo do ano letivo poderá motivar outras bibliotecas escolares e contribuir para a disseminação deste trabalho, esta iniciativa subdivide-se em dois prémios: Boas práticas e Atividade top, cuja edição de 2022-23 está lançada. O prémio Atividade Top é mensal e decorre de outubro de 2022 a maio de 2023. A atividade vencedora é divulgada na última quinta-feira do mês seguinte à apresentação da candidatura. O prémio Boas Práticas ocorre em três momentos do ano letivo, com os seguintes prazos limite: 25 de novembro de 2022, 3 de março e 26 de maio de 2023. A boa prática vencedora, em cada um dos três momentos, é divulgada, respetivamente, nos dias 2 de janeiro, 3 de abril e 26 de junho de 2023. Para participar é imprescindível a leitura do regulamento. As candidaturas efetuam-se através do preenchimento e submissão do formulário disponível no Sistema de informação da RBE.
18 de Outubro
Câmara de Évora investe nas aprendizagens dos mais novos no novo ano escolar

Câmara de Évora investe nas aprendizagens dos mais novos no novo ano escolar

São 74 os técnicos contratados pela Câmara Municipal de Évora para ministrar as aulas de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) no ano letivo 2022-2023 e aos quais esta proporcionou uma sessão de boas-vindas na manhã de 19 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. As Atividades de Enriquecimento Curricular têm como principal premissa o enriquecimento e desenvolvimento global dos alunos do 1º ciclo, bem como a sua educação não-formal. São atividades de cariz formativo no domínio desportivo, artístico, científico e de cidadania que procuram ser um complemento às atividades da componente curricular. No ano letivo de 2021-22 estiveram envolvidas 92 turmas, num total de 1822 alunos. Refira-se que a distribuição do número de técnicos contratados este ano letivo pelo município é a seguinte: Atividades Físicas e Desportivas (disponibilizando também aulas de Natação) – 22 técnicos; Danças – 8 técnicos; Yoga/Meditação – 3 técnicos; Ciência e Ambiente – 5 técnicos; Expressões Artísticas – 10 técnicos; Cultura e Cidadania – 6 técnicos; Música – 15 técnicos; Substituições – 2 técnicos e Coordenação – 3 técnicos. O programa dinamizado pela Câmara Municipal, em parceria com os Agrupamentos de Escolas e Associações, é oferecido gratuitamente aos alunos das 22 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, que se encontram distribuídas por 4 Agrupamentos de Escolas: Manuel Ferreira Patrício; Gabriel Pereira; Severim de Faria e André de Gouveia. Três associações/instituições integram também as AEC’S este ano letivo, são elas: 100Pavor, Associação de Artistas Plásticos – 2 Horários de Artes Plásticas; Associação Táticas e Peripécias – 2 Horários de Coaching; e Liga para a Proteção da Natureza – Delegação Regional do Alentejo – 1 Horário de Educação Ambiental e Conservação da Natureza. O Município de Évora procura, também desta forma, investir na educação, na qualificação e na diversidade de respostas disponíveis às famílias e crianças do concelho, contribuindo para a afirmação e desenvolvimento do potencial humano, da sua singularidade, criatividade e responsabilidade. A Autarquia quis assim proporcionar um primeiro encontro entre os técnicos que asseguram as diferentes áreas e a equipa que coordena este vasto trabalho das AEC’S. Foram igualmente dadas informações importantes relativas ao funcionamento do Programa neste novo ano letivo. O Presidente da Câmara Municipal e Chefes da Divisão de Educação e da Divisão do Desporto também participaram na cerimónia, assim como representantes das associações que vão integrar este Programa de novas aprendizagens e de apoio aos alunos e suas famílias.
18 de Outubro
Cobertura de rede sem fios em edifícios e espaços públicos de Évora melhorada e alargada

Cobertura de rede sem fios em edifícios e espaços públicos de Évora melhorada e alargada

A Câmara Municipal de Évora tem procurado melhorar a qualidade e aumentar o número de áreas de cobertura de rede sem fios de acesso livre e gratuito em edifícios e espaços públicos da Cidade. Com este objetivo, o Município integrou a iniciativa WiFi4EU, da Comissão Europeia, e estabeleceu parceria com a Turismo do Alentejo, ERT no âmbito do Projeto Wi-Fi Turismo@Alentejo Central. Através destes projetos, que visam melhorar e desenvolver acessibilidades digitais para turistas e residentes, foi possível acrescentar algumas novas áreas de acesso WiFi livre e gratuito às já existentes. Existentes anteriormente: Posto de Turismo da Praça do Giraldo; Paços do Concelho/Praça do Sertório; Mercado Municipal; Edifício CIMAC/Praça 1º de Maio; Novos locais de cobertura já em funcionamento: Espaço Ambiente/Mata do Jardim Público; Jardim do Palácio Vimioso; Palácio de D. Manuel (zona de entrada do jardim e ruínas fingidas); Arena de Évora; zona da fachada do Teatro Garcia de Resende. Em fase de instalação e no âmbito do projeto Wi-Fi Turismo@Alentejo Central: Jardim do Templo Romano e Jardim do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida. No âmbito da iniciativa WiFi4EU, foi melhorada a cobertura de rede sem fios e dada nova cobertura nos seguintes locais da Cidade: Estação Ferroviária; Antiga Estação Elevatória de Água/Espaço Jovem, na Rua do Menino Jesus; Jardim Diana; Praça do Giraldo; Complexo Desportivo; Aeródromo Municipal; Rossio/Monte Alentejano; Terminal Rodoviário; Edifício dos Paços do Concelho; Teatro Garcia de Resende. Este é um trabalho que ainda não está concluído, sendo objetivo do Município continuar a aumentar gradualmente, na medida do possível, as áreas de cobertura de WiFi com acesso livre e gratuito.
18 de Outubro