Évora e o desporto

A qualidade de vida dos cidadãos de Évora é uma preocupação central deste Município. Hoje é manifestamente reconhecido que a qualidade de vida está associada a diferentes áreas de intervenção  e a um conjunto diversificado de fatores. De entre estes importa valorizar o papel do desporto e da atividade física, enquanto estratégia de desenvolvimento integral do indivíduo e da comunidade.


No nosso concelho podemos afirmar, sem reservas, que o desporto desempenha um papel de grande importância pela riqueza e variedade de práticas desportivas que  associações, clubes, empresas, e diferentes organizações aqui desenvolvem regularmente.


 Nas suas múltiplas componentes - de lazer; manutenção física e psíquica; educativa; recreativa; de rendimento, entre outras -  o desporto em Évora envolve hoje já alguns milhares de praticantes.


Igualmente importante é o progressivo crescimento do chamado desporto de natureza que, numa região tão equilibrada e harmoniosa, como a nossa, tem permitido que centenas de visitantes escolham Évora e a região para aqui desenvolverem algumas destas práticas. Não podemos, por isso, desprezar a componente económica que está ligado a esta prática desportiva, constituindo hoje importante factor de animação turística com interesses públicos e privados. 


Évora tem sido frequentemente escolhida com palco para alguns eventos desportivos de grande dimensão. Estas realizações atestam a multiplicidade e a diversidade do fenómeno desportivo no concelho. São exemplo a recente realização em Évora do VIII Meeting de Orientação, prova pontuável para o Campeonato do Mundo da categoria e que envolveu cerca de um milhar de atletas do mais alto nível mundial da modalidade; ou a BAJA 1000 realizada nos anos anteriores e que este ano de novo terá sede no nosso concelho, deslocando até nós, durante cerca de uma semana, mais de 2 000 pessoas entre pilotos, equipas de apoio, organização e comunicação social da especialidade.  


Uma palavra de particular apreço para o muito relevante papel de dinamizador social que o associativismo desportivo vem desempenhando no nosso concelho. Consciente do valor desse contributo para este território e apara qualidade de vida dos seus habitantes, a autarquia continuará a privilegiar o apoio aos clubes e associações desportivas do nosso concelho, na medida dos recursos e meios de que dispõe. A disponibilidade permanente da Vereadora responsável pelo pelouro do Desporto, Élia Andrade Mira, bem como dos respetivos serviços para acolher projetos, iniciativas e ideias fica aqui expressa.