15 abril 2020

ÉVORA OFERECE “ARTES EM CASA”

Dança, contos, música, poesia, teatro e vídeo são algumas das áreas artísticas que integram a iniciativa "Artes em Casa", que começa amanhã. Trata-se de uma programação cultural online promovida pela Câmara Municipal de Évora, disponibilizada em artespublicas.cm-evora.pt, entre 15 a 29 de abril.

Organizada num curto espaço de tempo, esta proposta pretende minimizar os prejuízos causados pela atual suspensão da atividade cultural de artistas e criadores locais, sendo esses os autores desta programação.

A iniciativa seguiu alguns critérios de seleção, nomeadamente, o poderem integrar o "Artes em Casa" exclusivamente artistas e criadores locais cuja única fonte de rendimento seja a sua atividade artística. E tem como parceiros na sua organização, além da Câmara Municipal de Évora, o Armazém 8, a associação É Neste País e alguns criadores locais, e o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN).

O Armazém 8 disponibilizou o seu espaço e os seus meios técnicos para a gravação e emissão, em streaming, de algumas atividades desta programação, cumprindo todas as medidas sanitárias atualmente em vigor.

Desta forma, e sempre em colaboração com os agentes culturais locais, a Câmara Municipal de Évora espera contribuir para a sustentabilidade e projeção da cultura local e para veicular uma mensagem global de união de esforços para ultrapassar este tão inesperado desafio, que a todos afeta.

O programa do "Artes em Casa" tem o seguinte alinhamento:

15 de abril

17h30 – Bru Junça

Contos

18h00 – Da rua para o Palco, Zé Peps e Jaime Almeida

16 de abril

17h30 – Contos não tão solitários, Cristina Viana e Francisco Cabrita

17 de abril

17h30 – O grande fiasco, Diogo Duro e Tó Zé

18h00 – Magna Terra Virtual, João Cágado

18 e 19 de abril

17h30 – A Poesia de Quarentena, Paulo Roque e Rolando Galhardas