16 novembro 2017

ÉVORA VAI SER CAPITAL DA ÁGUA EM PORTUGAL NUM MOMENTO CHAVE PARA O PAÍS EM MATÉRIAS DE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E SECA.

Durante os próximos dias 21 a 24 de novembro, Évora será a capital da Água em Portugal, com a realização do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – o ENEG 2017. Este encontro é uma iniciativa bienal da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.

A pertinência da temática principal do ENEG 2017 – "As Oportunidades no setor da Água, os Grandes Desafios Atuais e as Alterações Climáticas" – ganha este ano uma dimensão especial, devido à situação de Seca Extrema e Severa que vivemos em Portugal, colocando na ordem do dia a procura de respostas de curto, médio e longo prazo, para este grave problema que nos vem afetando de forma tão direta, acentuando as vulnerabilidades existentes no setor da água e em todas as atividades com ele relacionadas.

O evento terá, assim, um grande foco nos Riscos e Consequências das Alterações Climáticas sobre a gestão dos recursos hídricos e da indústria da água, destacando-se o papel determinante das Entidades Gestoras dos Serviços de Águas e Saneamento, no encontrar das estratégias necessárias para as definir e aplicar. 

Neste contexto, a conferência da sessão de abertura do ENEG 2017, "Segurança Hídrica – Água para o Desenvolvimento Socioeconómico", que será proferida pelo Presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, como Keynote Speaker, assume ainda uma maior importância, para além de sublinhar também o ENEG 2017, como um evento de referência nacional e internacional.

À honra que a APDA e a Comissão Organizadora do ENEG sentiram pelo Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, a este evento de referência, soma-se a também prestigiante presença do Exmo. Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, na Sessão de Abertura, no dia 21 de novembro no Teatro Garcia de Resende, como do Exmo. Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que encerrará o ENEG no dia 23 de novembro.

O ENEG 2017 é o verdadeiro ponto de encontro do Setor e da Indústria da Água, em Portugal, e a prova disso está nas mais de 170 comunicações técnicas que serão apresentadas durante os 4 dias do encontro, as dezenas de oradores qualificados que participarão em palestras e mesas redondas, os quase 50 stands no espaço de exposição e as centenas de participantes que já se inscreveram no evento.