06 outubro 2015

Évora prepara Plano de Mobilidade Urbana

Diversas variáveis estão já a ser contempladas neste trabalho de planeamento.

"Escolhe. Muda. Combina." Foi o lema escolhido este ano para a semana europeia de mobilidade assinalada no final de Setembro. Destacar a multimodalidade, ou seja a possibilidade de usar diferentes meios de transporte e a melhor forma de se combinarem entre si, foi a proposta da Comissão Europeia.

Évora, aproveitou esta oportunidade para revelar que está a preparar um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, sublinhando o vereador do pelouro, João Rodrigues, que "esta é uma preocupação permanente e transversal à intervenção do Município".

Explicando as variáveis que estão a ser contempladas neste trabalho de planeamento, João Rodrigues falou da necessidade de "adequar a cidade à franca expansão que o turismo regista. Ou seja, vocacionar um espaço para um acolhimento mais organizado do crescente fluxo de visitantes que pretende aceder ao centro histórico".

Diminuir de entrada de viaturas automóveis no interior do CHE, é apenas um dos aspetos estratégicos a propor por este Plano de Mobilidade. Promover a mobilidade pedonal e ciclável, diminuir o número de acidentes na cidade de Évora, promover uma melhor articulação entre os meios de transporte individual e as alternativas possíveis, são outros três desígnios do Plano.

Entretanto, o vereador João Rodrigues, ainda a propósito da Semana da Mobilidade, adiantou que "a sinalização horizontal nas principais vias da cidade está a ser renovada, estando para isso a ser ultimado um concurso de aquisição de serviços ao exterior. Em simultâneo os serviços municipais estão a proceder à repintura de todas as passadeiras junto às escolas."

Em colaboração, com as juntas de freguesia urbanas está também em preparação a construção de algumas passadeiras sobre-elevadas e redutores de velocidades em pontos assinalados pelas próprias juntas.

Na empresa municipal Habévora, a Câmara procedeu ainda  durante a semana da mobilidade, a uma intervenção nas suas instalações com o objetivo de facilitar o acesso às mesmas, a quem possui dificuldades de mobilidade ou, por exemplo, a quem se desloque com um "carrinho de bebé".

mobilidade1.JPG

mobilidade2.jpg