28 outubro 2019

Évora acolhe Sede Nacional da Federação Portuguesa de Associações, Centros e Clubes UNESCO

Realizou-se no passado dia 25 de outubro em Évora o 7º Encontro Nacional de Clubes UNESCO, no âmbito do qual foi assinado com a Câmara Municipal de Évora um acordo de parceria que permite a instalação nesta cidade da sede da Federação e do Espaço de Cidadania Ativa para os Valores da UNESCO.

DSC_0051.JPG

Este Encontro que decorreu durante 3 dias, em 3 cidades do Alentejo, iniciou-se em Évora, com uma sessão que contou com a presença de Eduardo Luciano, Vereador do Município de Évora, de Aires de Carvalho, Presidente da Federação Portuguesa de Associações, Centros e Clubes UNESCO (FPACU) e do Embaixador José Filipe Moraes Cabral, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO (CNU).

DSC_0059.JPG

Na sessão de abertura Aires de Carvalho afirmou que a assinatura deste acordo representa um passo determinante para a criação da sede da FPACU e do Espaço de Cidadania Ativa para os Valores da UNESCO, que contará com um espaço para exposições e atividades dedicados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Valores da UNESCO.

DSC_0023.JPG

O Vereador Eduardo Luciano agradeceu a escolha da cidade de Évora para a realização deste Encontro, salientando a enorme importância para a cidade - cujo centro histórico se encontra classificado desde 1986-, da criação da Sede Nacional da FPACU. Transmitiu ainda que, no processo de candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura, é de grande interesse para a cidade a realização destes encontros e acordos de parcerias.

DSC_0018.JPG

O Encontro em Évora terminou com a Inauguração da Exposição “Cidadania Ativa para os Valores da UNESCO”, patente no edifício dos Paços do Concelho.

DSC_0111.JPG