17 setembro 2018

Évora assinala Semana Europeia da Mobilidade

A Câmara Municipal de Évora assinala, uma vez mais, a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), promovida pela Comissão Europeia, que decorre de 16 a 22 de Setembro, subordinada ao tema "Combina e Move-te".

O Município associa-se assim à filosofia inerente à SEM deste ano, sensibilizando a população para a importância da utilização de meios alternativos de transporte, contribuindo para a redução das emissões de CO2, do congestionamento do tráfego e da poluição do ar para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Segundo a Comissão Europeia, 2018 será o "Ano da multimodalidade" - um ano em que a Comissão pretende fomentar a importância da multimodalidade no sistema de transporte da UE.

A "multimodalidade" no sector dos transportes, ou "transporte multimodal", é a utilização de diferentes modos (ou meios) de transporte na mesma viagem. O conceito aplica-se tanto ao transporte de mercadorias como ao transporte de passageiros. A multimodalidade aproveita as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia, tais como: conveniência, velocidade, custo, confiabilidade, previsibilidade, etc. e que, em combinação entre si, podem oferecer soluções de transporte mais eficientes (para pessoas e bens) que ajudarão a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego e ainda tornar todo o setor mais ecológico, mais seguro e eficiente em termos de custos.

Os adeptos das caminhadas poderão participar na Caminhada Social, no próximo dia 20 de setembro, pelas 18h30, dinamizada pelo Conselho Local de Ação Social de Évora com partida do Rossio de S. Brás. No dia 21 de setembro terá lugar a iniciativa "Eu vou…de Bicicleta para o Trabalho" (Bike Work Day), que pretende consciencializar a população para a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade e, no dia 22, terá lugar a Caminhada das Famílias.

Por outro lado, de salientar que a Câmara Municipal de Évora tem vindo a desenvolver o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável para o Concelho de Évora (PMUSCÉ), encontrando-se neste momento empenhada na criação de condições para uma melhor circulação a pé e de bicicleta.

Dentro em breve terão também início as obras de ligação pedonal e ciclável entre o Bacelo e o Centro Histórico, com o objetivo de garantir melhorias de acessibilidade no setor norte da cidade e um maior equilíbrio em termos de repartição modal, surgindo como uma alternativa atrativa e segura ao automóvel particular. Terão igualmente início um conjunto de ações com o propósito de assegurar  condições de circulação pedonal e ciclável no setor sul envolvente às Muralhas, ao longo da Av. Calouste Gulbenkian até ao início da Rua da República, garantindo que o espaço fica liberto e disponível para a utilização por modos suaves.

Por último, o Município irá também iniciar o processo de alteração de alguma da sinalização de trânsito no Centro Histórico de forma a permitir que a circulação de velocípedes possa ocorrer de forma indiscriminada em áreas que atualmente são exclusivas para residentes e situações de cargas e descargas.