29 junho 2018

Évora comemorou o Dia da Cidade

A Câmara Municipal de Évora assinalou o Dia da Cidade numa cerimónia que teve lugar esta manhã (29 de Junho), no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O evento incluiu, além da atribuição de medalhas, o lançamento do nº2 da 3ª série do Boletim de Cultura da Câmara Municipal de Évora “A Cidade de Évora”, apresentado por Cármen Almeida, coordenadora da referida publicação e responsável pela Divisão de Cultura e Património da autarquia eborense.

Diversas entidades e cidadãos marcaram presença, entre eles o Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, Tenente-General Sílvio Sampaio e o Ministro-Conselheiro da Embaixada do Japão em Portugal, Hiroaki Sano.

O evento incluiu também uma cerimónia no Jardim Público, de deposição de sementes de duas espécies de árvores de Hiroshima sobreviventes ao bombardeamento atómico que os EUA fizeram sobre esta cidade japonesa em 1945. O Ministro-Conselheiro da Embaixada do Japão e o Presidente da Câmara Municipal de Évora fizeram a plantação das referidas sementes, após breves palavras de enquadramento deste acto, nomeadamente da sua importância como símbolo da luta pela Paz no Mundo. As sementes ficarão protegidas por uma estrutura metálica que representa a "cúpula da bomba atómica", um edifício parcialmente destruído em 1945 e que se manteve inalterado até hoje em memória da destruição provocada pela bomba.

Recorda-se que nesta edição do Dia da Cidade o investigador Henrique Leonor Pina foi agraciado, a título póstumo, com a Medalha de Ouro da Cidade de Évora pelo seu trabalho de valorização das potencialidades arqueológicas do Concelho, nomeadamente por ter identificado e dado visibilidade a vários monumentos megalíticos, entre eles o Cromeleque dos Almendres, quando se procedia ao levantamento da Carta Geológica de Portugal.

A Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro foi entregue ao Juventude Sport Clube que este ano comemora o seu 100º Aniversário pela relevância do papel desempenhado ao longo da sua existência para a comunidade local.

Uma Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro foi também atribuída ao ex-Comandante dos Bombeiros Voluntários de Évora, José Francisco Monteiro, pelos relevantes serviços prestados em prol da Humanidade, ao longo de 30 anos de carreira, sendo exemplo dessa abnegação o contributo decisivo na fundação das corporações de bombeiros de Portel e Viana do Alentejo.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, explicou o motivo da escolha do tema da paz para o ano em curso, sua importância e actualidade.

“A construção de uma sociedade melhor e mais justa é também um contributo para a paz” considerou o autarca, justificando assim a escolha dos medalhados que nesse sentido deixaram a sua marca na história de Évora. Destacou ainda o lançamento do novo número do Boletim “A Cidade de Évora” expressando o seu reconhecimento à equipa pelo trabalho desenvolvido.

Houve ainda intervenções de agradecimento e evocação do trabalho concretizado pelos medalhados por parte de Raquel Caniço, sobrinha de Henrique Leonor Neto, Paulo Monteiro, filho de José Francisco Monteiro e António Sousa, Presidente da Direção do Juventude Sport Clube.

O Boletim “A Cidade de Évora” foi apresentado por Cármen Almeida que recordou alguns traços marcantes desta publicação científica, designadamente o seu papel pioneiro na divulgação e preservação do património. Salientou o seu valor, tanto a nível nacional como internacional, mencionando ainda alguns dos colaboradores, muitos deles grandes vultos da cultura portuguesa.

36404232_936062973238989_4879083110249005056_o.jpg

sementes.jpg