13 outubro 2016

Évora participa no Portugal Slam – Festival Internacional de Poesia e Performance

O Agrupamento Escolar nº 4 de Évora - Escola Conde de Vilalva - será o destino da etapa correspondente ao dia 13 de outubro

Évora participa no Portugal Slam – Festival Internacional de Poesia e Performance

Com origem em Chicago no ano de 1984, o SLAM – Festival Internacional de Poesia e Performance é hoje praticado por inúmeros países a nível mundial. Trata-se de uma prática artística e performativa que já possui uma identidade própria como e​xpressão cultural alternativa. Cruzando a poesia com as várias formas de arte, inclui também uma aproximação à ciência, tecnologia e ao espaço e desenvolvimento urbano.

A versão portuguesa, com a designação de "Portugal Slam", leva a efeito em 2016 a sua 3ª Edição tendo como tema central a "Linguagem – Fronteiras e Encontros". De 7 a 15 de Outubro, em 9 locais diferentes do país, entre os quais Évora, terão lugar residências, debates, workshops, masterclasses, instalações e exposições, tendo como destinatário não só os especialistas, mas também ao grande público.

O Agrupamento Escolar nº 4 de Évora será o destino da etapa correspondente ao dia 13 de outubro. Assim, durante o dia de hoje, das 10h às 16h, decorre na Escola Conde de Vilalva o "Atelier de Poetry Slam para Jovens": escrita criativa e oralidade com base no cante alentejano, tendo como intervenientes três turmas bilingues (português e francês). Para além dos docentes da escola, a jornada terá o acompanhamento de formadores do Instituto Francês de Portugal.

Eduardo Luciano, Vereador do Pelouro da Cultura, felicitou os intervenientes em nome da Câmara Municipal de Évora e agradeceu a presença dos convidados, formulando votos de sucesso para a iniciativa.