21 novembro 2014

Entidades alertaram para os direitos e deveres das crianças e jovens

Évora celebrou a Convenção sobre os Direitos da Criança, organizadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora (CPCJE), em conjunto com a Câmara Municipal e várias entidades.

​​​Uma grande animação e colorido marcou as comemorações do 25.º Aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança em Évora, que tiveram o seu ponto alto no dia 20 de novembro com a inauguração de uma exposição, momentos cénicos, jogos, canções e uma sessã​​​​o comemorativa. A tónica dominante nas intervenções das entidades durante a sessão foi a importância dos direitos e deveres das crianças e jovens.

Estas comemorações foram organizadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora (CPCJE), Câmara Municipal e um conjunto de entidades e contaram com diversas atividades ao longo da semana.

Durante a manhã do dia 20, foi inaugurada no átrio dos Paços do Concelh​o de Évora uma exposição de desenhos de alunos do 1º ciclo das escolas de Évora, que teve ampla participação e contou com a presença do Presidente e da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora e do Provedor da Santa Casa da Misericórdia, que, com agrado assist​iram também a uma encenação teatral dos alunos da Escola Secundária Severim de Faria.

De tarde, teve lugar a sessão comemorativa, que decorreu na Escola Básica Manuel Ferreira Patrício e contou com um programa de animação. A mesa foi constituída por Conceição Peres (CPCJE); Isabel Gomes (Diretora da Escola Manuel Ferreira Patrício); Teresa Espírito Santo (CNPCJR); Carlos Godinho (Procurador da República do Tribunal de Menores de Évora) e Élia Mira (Vice – Presidente da Câmara Municipal de Évora).

Todos foram unânimes em reconhecer a importância desta data marcante no trabalho desenvolvido em prol dos direitos e deveres das crianças e jovens, sublinhando também o papel fundamental da escola na consciencialização acerca desta temática e na deteção de situações de risco.

Após as intervenções foi dinamizado um programa de animação que começou com a atuação do Coro Infantil da Fundação Salesiana de Évora, incluiu também o Jogo da Glória por alunos da Escola Secundária Severim de Faria e finalizou com e uma Flashmob dos funcionários da APPACDM.​​