29 novembro 2019

Évora acolheu curso da DECO sobre direitos dos consumidores

Os Paços do Concelho de Évora acolheram no dia 28 de Novembro a edição de 2019 do curso sobre direitos dos consumidores "Cada reclamação, uma oportunidade", dinamizado pela DECO .

 

Esta iniciativa já realizada nas cidades de Lisboa e Porto, teve lugar este ano no sul do país, pela forte rede de parcerias que a Delegação Regional do Alentejo da DECO tem há largos anos com Autarquias da região. No evento, estiveram presentes representantes de 14 Autarquias das regiões do Alentejo e Ribatejo, num total de 28 participantes.

 

Os técnicos de Centros de Informação Autárquica ao Consumidor e Gabinetes de Apoio ao Consumidor de 14 autarquias, com quem a DECO trabalha em estreita colaboração, encontraram nesta ação uma oportunidade de reflexão e partilha acerca estratégias de apoio ao consumidor, para a resolução rápida e eficaz dos conflitos.

 

Através desta ação, os participantes tiveram oportunidade de conhecer os principais projetos que a DECO tem em curso nas áreas de informação ao consumidor e de educação do jovem consumidor, tendo havido uma enorme manifestação de interesse no desenvolvimento de ações com a DECO para os consumidores das suas zonas de intervenção.

 ​

Para além desta partilha de iniciativas, uma vasta equipa de juristas da DECO, especialistas na área do Direito do Consumo apresentaram temas relativos aos principais desafios de consumo da sociedade atual: "Black Friday: Novo diploma sobre saldos e promoções", "O impacto do alojamento local nas cidades", "O novo Regulamento de Relações Comerciais entre a entidade gestora e o consumidor no abastecimento de água" e "Evitar, reconhecer, e combater situações de fraude financeira".

 

No decurso da iniciativa foram dinamizadas inúmeras dinâmicas pelos participantes que, em grupos, refletiram e partilharam boas praticas. Estes, consideram que os desafios contribuíram para o reforço das aprendizagens e a partilha de experiências de trabalho desenvolvidas pelos técnicos das diferentes autarquias representadas.

D2.jpg D3.jpg