08 setembro 2016

“Évora Limpa | Juntos Conseguimos”: Eleitos da Câmara acompanham limpeza da Cidade

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, acompanhado pela vice-presidente, Élia Mira, e pelo vereador João Rodrigues, que detém o pelouro da higiene, fez na manhã de quinta-feira (8 de setembro) um périplo pelas várias freguesias urbanas onde a edilidade tem vindo a intervir em termos de higiene e limpeza públicas.

​

Esta visita, que se insere no âmbito do programa "Évora Limpa | Juntos Conseguimos", visou constatar "in loco" o trabalho que está a ser desenvolvido pela autarquia com o objetivo de corrigir o agravamento de dificuldades sentidas nos últimos tempos em virtude da insuficiência do número de trabalhadores municipais (por reforma, doença e impossibilidade de contratação de pessoal) e dos meios materiais (com avarias simultâneas em três viaturas de recolha de lixo), particularmente agravados pela proliferação anormal de ervas e pastos causada pela chuva irregular e tardia. A estas condições particulares soma-se a decisão de suspensão da utilização de produtos químicos com glifosato, apesar de permitidos legalmente, exigindo dos serviços operacionais um esforço adicional no controle de ervas.

"A reafectação dos meios disponíveis com a colaboração empenhada dos trabalhadores; o alargamento ao máximo legal do trabalho extraordinário; o recurso a trabalho externo integrado e dirigido pelos serviços municipais; a criação de brigadas para intervenções sistemáticas nos bairros; o aluguer de duas viaturas de recolha de lixo; o pedido de apoio às Juntas de Freguesia, foram algumas das medidas entretanto tomadas pela Câmara Municipal de Évora e que, felizmente, começam a dar o ser resultado", explicou Carlos Pinto de Sá.

O autarca, que prestava estas declarações no final da visita, frisou ainda que, a médio prazo, a edilidade prevê a contratação de trabalhadores permanentes e sazonais até ao limite legal (recentemente desbloqueado), bem como a aquisição de novos equipamentos "entre os quais um novo carro de recolha de lixo, para além de que irão criadas novas ações, com as Juntas de Freguesia, nomeadamente quanto à recolha de monos e reciclagem".

O presidente da Câmara de Évora, sublinhou ainda que " por mais empenho que haja da parte dos funcionários da edilidade, por mais meios que a autarquia coloque ao serviço da higiene e limpeza de espaços públicos, continua a ser absolutamente indispensável a colaboração das empresas, das instituições e dos munícipes, para que possamos repor os níveis de limpeza e higiene públicas já obtidos e chegar ainda mais longe".

evoralimpa (1).jpg evoralimpa (2).jpg evoralimpa (3).jpg evoralimpa (4).jpg evoralimpa (5).jpg evoralimpa (6).jpg evoralimpa (7).jpg evoralimpa (8).jpg evoralimpa (9).jpg