08 junho 2016

Campanha ambiental hoje lançada: “Évora Limpa, juntos conseguimos”

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, a vice-presidente, Élia Mira, o vereador Eduardo Luciano, e a representante da Gesamb, Gilda Matos, estiveram esta manhã na Escola Básica do Rossio de S. Brás, no lançamento da campanha "Évora Limpa, juntos conseguimos", que visa alertar para a correta separação dos resíduos produzidos.

Na companhia de outros técnicos municipais da área da higiene e da educação, Carlos Pinto de Sá aproveitou a pausa matinal para se dirigir aos mais novos lembrando a importância da correta separação, da boa utilização dos diversos ecopontos existentes no concelho, e a forma como se deve separar o lixo.

"Se conseguirmos aplicar a regra dos três erres, que nos ensina a reduzir, reciclar e reutilizar, estamos a ser amigos do ambiente e dessa forma a contribuir para o nosso bem-estar", lembrou o autarca.

Por outro lado, e em declarações aos jornalistas presentes na cerimónia de lançamento da Campanha "Évora Limpa, juntos conseguimos", Carlos Pinto de Sá lembrou que quanto mais a população separar menos a Câmara paga à Gesamb por este serviço.

Depois, e já em contexto de sala de aula, a turma do professor João Oliveira foi desafiada a efetuar um jogo em que tiveram de recolher todo o lixo colocado propositadamente e depositá-lo no respetivo ecoponto. Como todos cumpriram com distinção a Gesamb ofereceu a cada um ecoponto doméstico.

A campanha "Évora Limpa, juntos conseguimos" procura lembrar que os hábitos de consumo das sociedades modernas, assim como a globalização da economia, têm gerado um grande aumento de resíduos. O destino final destes resíduos pode ser o depósito em aterros, com impacto ambiental de difícil gestão, pelo que é necessário consciencializar a população para a correta separação de resíduos, contribuindo com esse gesto para um ambiente mais sustentável.

"A manutenção dos atuais níveis de conforto não pode comprometer o futuro do planeta, pelo que todos são convidados a adotar cada vez mais hábitos e práticas quotidianas alinhadas com este objetivo".

"Évora Limpa, juntos conseguimos"

DSC_0840.jpg DSC_0866.jpg DSC_0896.jpg DSC_0906.jpg DSC_0919.jpg DSC_0942.jpg DSC_0958.jpg DSC_0982.jpg DSC_0992.jpg DSC_1024.jpg