11 novembro 2015

Évora participa no VI Congresso Nacional das Cidades Educadoras em Almada

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá toma parte, ao final da manhã de dia 12, no “Painel de Autarcas".

​Tem início hoje (dia 11) o VI Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, subordinado ao tema: "Cidades Participadas Cidades Adaptadas (Áveis), que decorre até 13 de Novembro, em Almada. O Presidente, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, e vários técnicos municipais vão participar nos trabalhos.

 

Assim, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá toma parte, ao final da manhã de dia 12, no "Painel de Autarcas", que reúne os municípios de Almada, Braga, Évora, Loulé e Rosário (Argentina). Pretende-se debater  aqui temas que abarcam, desde a forma das autarquias locais promoverem a inclusão social, cultural, educativa, a modelos de participação na construção de uma cidade educadora, promoção da adaptabilidade das "cidades" ou qualidade do espaço público e a forma como se "constrói cidade.

 

Na sexta-feira, a Vice-Presidente da Câmara de Municipal de Évora, Élia Mira, será moderadora da rúbrica "Quarteirão das Artes".  Hoje Évora profere uma comunicação técnica assente num referencial teórico-prático para a construção de um Projeto Educativo Local assente na Carta de Princípios das Cidades Educadoras. É também feita pela Câmara de Évora a apresentação em poster do projeto municipal "A Prática da Atividade Física Informal – Presente e Futuro". A prática da atividade física informal tem vindo aumentar devido à sensibilização para a importância para a prática da atividade física. Nesse sentido, e após um estudo realizado em 2012, onde mais de 600 pessoas responderam a um questionário sobre os hábitos, oferta e oportunidades da prática da atividade física no Concelho de Évora, a Câmara Municipal de Évora iniciou um projeto em Janeiro de 2015 que tem como base qualificar e sensibilizar para a importância e benefícios da mesma.​ Serão apresentadas também neste congresso pela autarquia eborense as comunicações: "Atividades de Enriquecimento Curricular uma gestão local do currículo de forma participada" e "Carta Educativa – Um documento estratégico de responsabilização partilhada".​

 

O destaque deste primeiro dia vai para a conferência plenária proferida pelo Prof. Joan Manuel Del Pozo (Universidade de Girona), sob a temática "Cidade Educadora, Adaptada/Adaptável, Inclusiva, Participada: Democrática". A apresentação de experiências e da atividade desenvolvida pelos Grupos de Trabalho "Projeto Educativo Local" e "Cidades Inclusivas", bem como uma reunião da Rede Territorial, marcam igualmente os trabalhos.

 

A conferência "Currículo Educativo da Cidade", por Jacqueline Moll (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Brasil) abrirá o dia 12, seguindo-se intervenções por parte de especialistas em questões educativas como Joana Lúcio (Universidade do Minho), Natacha Costa (Ministério de Educação do Brasil); Sérgio Niza (Movimento da Escola Moderna).  Segue-se a apresentação de boas práticas em várias cidades educadoras pelas respetivas  autarquias.

 

A tarde deste segundo dia  é marcada pela conferência "Adaptação Crítica da Cidade", por Jorge Gonçalves (Instituto Superior Técnico), seguida de intervenções proferidas por Maria Vlachou (Consultora em Gestão e Comunicação Cultural), Pedro Brandão (Arquiteto) e Maria Paula Diogo (Universidade Nova de Lisboa). A apresentação de variadas experiências municipais preenche o resto do programa para este dia.

 

No dia 13, a conferência "Participação Ativa da Cidade", por Filipa Ramalhete (Universidade Nova de Lisboa) dá início ao painel da manhã, seguida de comunicações por parte de Lucília Salgado (Escola Superior de Educação de Coimbra), Tiago Mota Saraiva (Arquiteto), Álvaro Domingues (Geografo/Universidade do Porto) e da apresentação de experiências por parte de autarquias e instituições educativas. Ao final da tarde, serão dinamizadas visitas temáticas a vários locais no concelho.

VICongressoCidEducad.jpg