18 maio 2018

Évora debate construção da ciência na actualidade

Está ​a decorrer entre 17 e 19 de Maio, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, o Congresso Internacional “Web of knowledge: A look into the Past, embracing the Future”. Este congresso, caracterizado pela sua abordagem multidisciplinar, pretende reunir investigadores e cientistas de diferentes áreas do conhecimento, de forma a discutir como é a ciência actual construída e divulgada.

Este congresso é organizado pelo Grupo de investigação “Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica”, pólo do Instituto de História Contemporânea da Universidade de Évora (IHC-CEHFCi-UÉ),  o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), e o laboratório HERCULES - Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda, com a colaboração científica de outros grupos de investigação da Universidade de Évora (ICT, ICAAM, CHAIA, CESEM).

Como comunicamos ciência, disponibilização de dados, propriedade intelectual, bioética, património cultural, serão temas que, entre outros, estarão em discussão até ao próximo sábado. A vereadora Sara Dimas Fernandes representou a Câmara Municipal de Évora na mesa de abertura do congresso, que também contou com a presença da Profª Maria de Fátima Nunes, coordenadora científica IHC-CEHFCi-UÉ, Prof. António Candeias, vice-reitor e diretor do Laboratório HERCULES, Prof. Filipe Themudo Barata, sub-diretor do CIDEHUS, e da Drª Maria do Céu Ramos, Secretária Geral da Fundação Eugénio de Almeida.

Depois de dar as boas vindas à cidade de Évora a todos os congressistas, e de fazer votos que estes possam disfrutar do vasto património da cidade, a vereadora não deixou de sublinhar o facto de que “o mote deste congresso bem podia ser o lema da própria cidade de Évora, uma vez que abraçar o futuro olhando para o passado é algo que os eborenses têm bem presente, e que é este o caminho de desenvolvimento da cidade que se pretende trilhar”.

Esta participação da CME neste congresso é mais um exemplo da intenção de reforço de parcerias entre o município e a Universidade de Évora que se tem verificado nos anos mais recentes.