28 fevereiro 2018

Évora acolheu encontro transnacional do projeto INTEGR’ARTE

​A Vereadora Sara Dimas Fernandes participou no encontro transnacional do projeto INTEGR'ARTE (Desarrollo de Competencias atraves del Arte y la Inteligencia Emocional, para Mejorar los Aprendizajes y las Situaciones de Exclusion Social) que decorreu no dia 22 de Fevereiro, na Escola Básica Manuel Ferreira Patrício.

Em Évora, o INTEGR'ARTE associou-se ao desenvolvimento da metodologia de ensino MUS-E (Projeto Pedagógico Multicultural em Meios Sociais Desfavorecidos) que é implementada na EB e no JI da Cruz da Picada desde 1999.

Suportado por um protocolo entre a Associação Yehudi Menhuin Portugal, a Câmara Municipal de Évora e o Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, o projecto MUS-E tem como objectivo a promoção da inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, através da realização de sessões artístico-pedagógicas em horário curricular e extracurricular.

A intervenção da Vereadora procurou destacar a forma como o contexto socio-económico e urbanístico das escolas pode contribuir para que se verifiquem situações de exclusão social entre as crianças e jovens, e sublinhar o potencial da arte, colocada ao serviço da educação, para a mitigação destas problemáticas.

Também fizeram intervenções, Alexandre Pires (Director do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício), Lúcia Laranjinho (Coordenadora da EB da Cruz da Picada), Enrique Barón Crespo (Presidente da Fundación Yehudi Menuhin España, e ex-Presidente do Parlamento Europeu), Pedro Saragoça (Coordenador do Projeto MUS-E Portugal) e Rachele Caputo (Representante do MUS-E Roma Onlus).

Participaram ainda no encontro os animadores artísticos Ana Silvestre e António Bexiga e representantes de outras entidades, nomeadamente da União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, Ayuntamiento de Paterna,  Regione Lazio, Universidad da Extremadura, Universidade de Valencia, Università degli Studi "Roma Tre" e Universidade de Évora.

Este Encontro incluiu ainda uma visita ao Bairro da Cruz da Picada, que teve o acompanhamento de técnicos da ADBES (Associação para o Desenvolvimento e Bem Estar Social da Cruz da Picada) e da Habévora.

IMG_20180222_101234.jpg IMG_20180222_101444.jpg IMG_20180222_101515.jpg IMG_20180222_101649.jpg IMG_20180222_101746.jpg