06 outubro 2014

Évora na rota do Padel

Vai ser inaugurado no próximo fim-de-semana (11 e 12 de Outubro) o Clube de Padel de Évora que doravante estará instalado nos Campos Desportivos da Universidade, localizados na Avenida da Universidade, com a realização de um “Match Portugal vs Espanha”, clinicas com jogadores da Seção Nacional e um torneio destinado à população em geral.

Para o efeito, têm vindo a ser instalados neste local vários campos de Padel, uma modalidade em franca ascensão no nosso país e que agora chega a Évora, com o sábado e o domingo a serem dedicados inteiramente à promoção e divulgação desta modalidade, numa iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora.

Para que a projeção do Padel tenha um efeito ainda maior os promotores desfiaram todas as escolas do concelho para a participação no Open Day de Padel, no dia 13 (segunda-feira), a título gratuito.

O que é o Padel

O Padel é um desporto de raquete, jogado a pares e utilizando raquetes e bolas próprias. O campo é retangular, totalmente fechado, tem 10 metros de largura por 20 de comprimento e uma rede no meio. Nos topos e em parte das laterais tem uma superfície em vidro ou em alvenaria. A superfície do campo pode ser em relva sintética, alcatifa ou betão poroso. As duas primeiras são as mais habituais.

Na vizinha Espanha, o grande motor de desenvolvimento da modalidade, estima-se que existam mais de 2 milhões de praticantes, não existindo, apesar da crise, sinais de abrandamento. Em Portugal, depois de um início algo discreto, o crescimento nos últimos dois anos tem sido significativo existindo cerca de 2500 a 3000 jogadores e perto de 60 campos espalhados por todo o país.