21 novembro 2016

“Aparição” gravado em Évora

Uma nova adaptação de Aparição, um dos maiores triunfos da carreira de Vergílio Ferreira, tem a cidade de Évora como o pano de fundo das suas filmagens, e este domingo a Praça de Giraldo foi palco de algumas essas gravações.

Com realização de Fernando Vendrell, argumento de Fátima Ribeiro e João Milagre, este filme promete explorar a "coincidência muito estranha" de existirem "similitudes entre a ficção e a realidade na produção do romance", segundo o cineasta.

A "Aparição", o romance de Vergílio Ferreira, publicado em 1959, começa com um prenúncio de tragédia: Alberto Soares, o personagem do romance, chega a Évora como novo professor do liceu. Um homem de luto, sombrio e descrente ainda a refazer-se da morte do pai, acaba de entrar numa cidade católica, branca e luminosa, deixando adivinhar que a sua relação com a cidade não será fácil.

Pelo caminho, vai retratar a sociedade fechada e com várias classes sociais de uma pequena cidade provinciana em plena ditadura fascista. Mas, fundamentalmente, vai colocar em causa a relação do homem consigo mesmo.15056396_630377310474225_1053916663617762012_n.jpg

De acordo com o realizador, Jaime Freitas irá interpretar a personagem principal, sendo o restante elenco constituído por nomes como Rui Morrison, João Cachola, Rita Martins, entre outros. A adaptação de Aparição tem estreia marcada para meados de maio de 2017.