06 janeiro 2017

1º Percurso "Évora, Cidade Educadora” deu a conhecer instituições

​​​O primeiro percurso "Évora Cidade Educadora" realizou-se esta quinta-feira (5 de Janeiro) na cidade e contou com várias dezenas de representantes das instituições que participaram no Dia Cidade Educadora, assinalado em finais de Novembro passado.

Com este  percurso/iniciativa e outros que se venham a realizar, pretende-se que as instituições representativas das áreas educativas, sociais, desportivas, juvenis e culturais se possam dar a conhecer e se conheçam umas às outras, de modo a evidenciar como todas constituem uma mais-valia global na Cidade Educadora.

O programa foi promovido pela Câmara de Évora em parceria com o Conselho Municipal de Educação, Instituto Português do Desporto e Juventude,  Jardim de Infância Nª Sra. da Piedade e Creche Ser Ativo. Teve início na Direção Regional do IPDJ, prosseguido depois para o Jardim de Infância Nª Sra. da Piedade  e finalizando na Creche Ser Ativo, localizada no bairro da Vista Alegre.

Foto4.jpg

No IPDJ a comitiva foi recebida pelo Director Regional, Miguel Rasquinho, que deu as boas vindas e destacou a importância da realização desta iniciativa. A Vice-Presidente da Câmara Municipal, Élia Mira, agradeceu a parceria e falou do que representa a Cidade Educadora e objectivos deste percurso.

Após as intervenções, seguiu-se o visionamento de um filme que mostrou uma panorâmica geral daquilo que é o vasto trabalho do IPDJ, findo o qual teve lugar uma performance pela associação "Corpo na Arte".

No Jardim de Infância Nossa Senhora da Piedade a recepção incluiu uma moda pelo grupo de cantares do Centro de Convívio Municipal (Rua do Fragoso) e a apresentação da ação pela Diretora Pedagógica da instituição, Maria do Anjo Grilo. Após a visita às instalações, os participantes assistiram a uma nova actuação de cante alentejano, desta vez pelas crianças do pré-escolar deste Jardim de Infância.

Foto7.jpg

Depois de uma pausa para café e bolo, as instituições foram conhecer a Creche Ser Ativo, que foi apresentada pela Diretora Pedagógica, Elisabete Trabuco. Na árvore de Natal comunitária foram colocadas mãos de papel com frases e desejos formulados pelas várias instituições e no final da visita, o grupo foi ainda brindado com nova actuação do Grupo de Cantares do Centro de Convívio Municipal.

Foto23.jpg