22 março 2017

2º Percurso “Évora, Cidade Educadora” na Malagueira e Bacelo

​​A segunda etapa do percurso "Évora, Cidade Educadora" realizou-se na tarde de ontem (21 de Março) com visita à Associação de Surdos de Évora (ASE) e ao Centro Comunitário Pastorinhos de Fátima, possibilitando um conhecimento mais aprofundado destas instituições e do seu trabalho.

Nestas visitas, as instituições respondem à questão:  "Qual o contributo fundamental da vossa instituição para Évora, cidade educadora?", tendo a resposta da ASE sido: "Contribuir para a total integração dos surdos na sociedade, na defesa e na promoção dos seus direitos." A resposta dos Pastorinhos foi: "Contribuímos com Carinho, EquiPa, Alegria, Segurança, Tolerância, EducaçãO, Responsabilidade, DIferença, AteNção, Heterogeneidade, Opinião, Sensibilidade, DEsafio, Fraternidade, EficÁcia, RespeiTo, RelIgião, Missão através da nossa Creche e o JArdim-de-infância."

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, acompanhou esta iniciativa, tal como a Presidente da União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde, Gertrudes Pastor, bem como representantes de diversas instituições com assento no Conselho Municipal de Educação e no Conselho Local de Ação Social.

Na Associação de Surdos (Freguesia da Malagueira), a Vice-Presidente da Câmara Municipal deu as boas vindas e recordou a finalidade destes percursos que possibilitam conhecer melhor o que Évora tem para oferecer em termos de educação formal e não-formal, fomentando igualmente o sentido de comunidade e de troca de saberes.

A Presidente da Direção da ASE, Zulima Gaspar, fez uma breve caracterização da instituição e do trabalho realizado, nomeadamente ações de formação, para permitir que o cidadão surdo efectue o mesmo percurso que os outros cidadãos. Defendeu ainda a necessidade do Estado financiar uma interprete em permanência à associação, para que se possam apoiar as instituições num atendimento mais eficaz e inclusivo a estas pessoas.

O evento contou ainda com uma performance por alunos do Curso Profissional de Artes do Espectáculo  do Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora - Escola Secundária André de Gouveia e com uma apresentação multimédia.

No Centro Comunitário Pastorinhos de Fátima, que pertence ao Centro Social Paroquial Nª Sª de Fátima (Freguesia de Bacelo), o grupo visitou a Capela do Frei Aleixo, tendo a Directora Pedagógica do Centro Comunitário, Vera Rebola, dado as boas vindas e o professor Ricardo Almeida oferecido um momento musical.

Seguiu-se a visita guiada às instalações que dispõem das seguintes respostas sociais: creche (quatro meses aos dois anos), jardim-de-infância (dos três aos seis anos), centro de dia, apoio domiciliário e cantina social. Os meninos do Pré-Escolar fizeram ainda uma breve apresentação do espaço e convidaram para conhecer cada sala.