23 maio 2017

3º Percurso Évora Cidade Educadora para conhecer trabalho de professores e bombeiros

​O 3º Percurso Évora Cidade Educadora realizou-se esta terça-feira (22 de Maio) com visita a duas instituições da Rede Social do Conselho Local de Ação Social: A Associação de Solidariedade Social dos Professores (ASSP) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora. Um momento musical animou a tarde com a actuação do Grupo de Cantares da ASSP e do Grupo de Cantares do Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora.

Esta visita, onde estiveram 16 entidades e cerca de 60 pessoas, contou igualmente com a participação da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, que é também a Vereadora responsável pelo Pelouro da Educação e Intervenção Social.

Na sua intervenção, a autarca destacou a importância destes percursos que permitem conhecer melhor as entidades do concelho, a sua missão e o contributo que podem dar para o trabalho conjunto com os parceiros na Rede Social.

Por sua vez, Isabel Fernandes (Presidente da Delegação de Évora da ASSP) explicou a organização e funcionamento da associação a que preside, assim como as variadas atividades formativas e de lazer que disponibilizam, abertas a toda a comunidade. Realçou ainda as vantagens de ser associado e a ligação que esta instituição tem com a comunidade, por exemplo através do grupo de voluntariado ou da sua participação no CLASE e na Cidade Educadora.

Na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora, a comitiva foi recebida pelo Presidente e pelo Vice-Presidente da instituição, respectivamente João Inverno e Gabriel Morgado, assim como pelo Comandante dos Bombeiros, Rogério Santos.

Os visitantes foram informados mais ao pormenor sobre o funcionamento e trabalho realizado pela instituição. A título de exemplo, refira-se que os bombeiros eborenses realizaram cerca de 21 mil serviços só durante o ano de 2016. Um trabalho difícil, segundo reconheceram os responsáveis, mas no qual têm muito orgulho e só pedem uma coisa à população: que se tornem sócios dos bombeiros, pois apenas isso já é muito importante para esta colectividade.

Um trabalho meritório também elogiado pela Vice-Presidente, que através das suas palavras sublinhou o reconhecimento e a imensa gratidão que merecem os bombeiros eborenses.

Após as intervenções e explicações sobre equipamento feitas pelo Comandante Rogério Santos, seguiu-se uma visita às instalações e viaturas de que dispõem.