05 junho 2017

4.ª Edição da EXIB Música e Mostra de Culturas Ibero-americanas | Alentejo em Cena trazem sons quentes a Évora, Arraiolos e Montemor-o-Novo

Entre 7 e 11 de junho

​​​A EXIB Música 2017 volta a ter lugar em Portugal numa edição a decorrer em três localidades​ do Alentejo Central - Évora, Arraiolos e Montemor-o-Novo. O evento começa já na quarta-feira, dia 7, e prolonga-se até domingo, 11 de Junho. A EXIB Música é um mercado especializado em música Ibero-americana com o objetivo de implementar todas as ações relacionadas com o mercado musical dirigidas à divulgação e circulação da música da América Latina – Espanha e Portugal.

A novidade da edição deste ano reside no alargamento da programação a Arraiolos e Montemor, consolidando assim a EXIB Música como o grande evento que difunde os valores da cultura ibero-americana no mundo com base nas premissas / valores da própria Expo - IMPULSO, COMPROMISSO, DIVERSIDADE, INDÚSTRIA e IDENTIDADE.

Gala de inauguração e 17 showcases na Praça do Giraldo + 12 concertos OFF no Palácio do Barrocal (INATEL) | Vitorino, Rao Kyao e Viviane fazem parte do leque de artistas convidados

 A gala de inauguração está agendada para a Praça do Giraldo, às 20h30 de dia 7 de junho (quarta-feira), com a presença de grandes nomes da música nacional como são Vitorino e Rao Kyao. Galandum Galundaina, Moçoilas e La caixa de Pandora completam o leque de artistas presentes na abertura da EXIB que será antecedida por um desfile de percussão de Évora, Arraiolos e Montemor-o-Novo.

Tal como no ano passado o público vai ter a oportunidade de ver, ao vivo, 17 showcases (pequenos concertos), todos na Praça do Giraldo, com artistas oriundos de vários países ibero-americanos. Viviane, Omiri e Cristina Águas são os representantes portugueses. O Palácio do Barrocal (INATEL) recebe por sua vez concertos OFF em representação da música local.

A EXIB Música 2017 conta com uma zona profissional, no Palácio de D. Manuel, onde os profissionais acreditados terão a oportunidade de montar os seus stands para difundir informação profissional e gerar diversas relações comerciais com outros agentes. A programação completa-se com diferentes eventos como lançamentos de projetos, laboratórios sobre música, masterclasses e documentários sobre música ibero-americana. Pode acompanhar toda a programação da EXIB em www.exibmusica.com

Mostra de Culturas Ibero-americanas | Alentejo em Cena

 A iniciativa "Alentejo em Cena", promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), acontece em paralelo com a EXIB e surge como uma iniciativa integradora de atividades culturais a realizar em 12 municípios do Alentejo Central. A lógica é a de uma programação e animação cultural articulada, organizada de acordo com ciclos temáticos e abarcando diversas componentes artísticas. Évora, Arraiolos e Montemor-o-Novo unem-se assim, durante 5 dias, em torno das sonoridades e cores quentes das Culturas Ibero-americanas.

Encontro Internacional sobre Ecossistemas Criativos a 7 e 8 de Junho no Teatro Garcia de Resende

 Em complementaridade com os dois eventos já referidos realiza-se a Conferência Internacional "Connecting Creative Ecosystems", que pretende promover um debate alargado e participativo sobre a noção de ecossistemas criativos.

Esta conferência, promovida pela CIMAC, conta com 25 oradores oriundos de 12 países, como Bélgica, Holanda, Inglaterra, Marrocos e México, entre outros. A organização pretende fomentar a troca de experiências em contextos de ação diferentes.

A participação no evento é gratuita mas sujeita a inscrição prévia no sitio http://www.cimac.pt/creativeconference/.