06 junho 2017

4.º Percurso Évora Cidade Educadora deu a conhecer mais instituições

O 4.º Percurso Évora Cidade Educadora decorreu na tarde de ontem (5 de Junho), e desta vez as entidades visitadas foram Áshrama Évora Dhyána – Centro de Yoga e o Centro Infantil da Obra de S. José Operário.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, participou nesta iniciativa e expressou a sua satisfação pela contribuição destas duas instituições, através das suas atividades, para a construção de Évora como Cidade Educadora.

No Áshrama Évora Dhyána (localizado na Rua Serpa Pinto, 40 – 1º Esqº), o grupo foi recebido pela Directora Cláudia Martins e outros membros que deram as boas vindas, explicaram o que é Yoga, seus benefícios e mostraram o trabalho que realizam, acerca do qual poderá saber mais em http://www.yogaevora.com/

A recepção e visita guiada na Obra de S. José Operário​ foi feita pela Directora desta, Maria Teresa Costa Pereira e educadoras, tendo os participantes conhecido três salas de Bercário/Creche e duas de Jardim de Infância. A Obra foi criada em 1957 por Monsenhor João Luís de Carvalho (1909-1991) que, entre diversos cargos exercidos, foi Professor, Prefeito e Vice-Reitor do Seminário Maior de Évora, além de Pároco da Sé e de S. Mamede.

Esta Fundação de Solidariedade Social tem sede na Rua das Fontes nº 3-A e possui como objectivo contribuir para a promoção integral humana, social e cristã de pessoas ou famílias da Arquidiocese de Évora, nomeadamente as de recursos económicos mais débeis.

Desenvolve como respostas sociais um Centro Infantil (Évora), Estruturas Residenciais para Idosos (Évora, Montoito, Nª Sª de Machede e S. Miguel de Machede) e um Centro de Dia (Évora, Montoito e S. Miguel de Machede). Possui Serviço de Apoio Domiciliário em Montoito, Nª Sª de Machede e S. Miguel de Machede e Cantina Social (Montoito).

Dispõe ainda de uma Loja Solidária onde recebe vestuário e calçado de criança e adulto, material escolar, brinquedos, objectos de decoração e do lar, entre outros, que depois oferece a todos aqueles que necessitarem. O espaço situa-se na Rua do Menino Jesus, nº 37, em Évora.