26 fevereiro 2019

Ações intergeracionais em freguesias rurais de Évora

​A turma do 4ºB da EB de São Mamede visitou o Centro Social da Boa Fé e, na tarde do mesmo dia, a turma de alunos do 4ºA da EB de São Mamede visitou a Associação de Idosos de Guadalupe, para um convívio intergeracional.

No Centro Social da Boa Fé, as crianças apresentaram-se aos seniores, interagindo com eles, cantaram canções e fizeram uma aula de ginástica em conjunto dinamizada por uma voluntária da instituição. Seguiu-se um lanche de convívio com bolinhos feitos pelas próprias crianças e famílias para oferecer aos seniores e, por último, foram conhecer a horta e os animais da instituição.

Na Associação de Idosos de Guadalupe, o animador André contou uma estória sobre uma viagem de autocarro, através da qual, crianças e seniores, puderam exercitar as suas capacidades motoras e lúdicas. As crianças ofereceram trabalhos aos seniores sobre os direitos dos idosos. Muita alegria e troca de saberes entre todos marcaram as ações.

Salientamos a importância que estas ações intergeracionais têm na transmissão de valores e divulgação de conhecimentos. As crianças beneficiam de um aumento de interesse pela aprendizagem, há uma melhoria do relacionamento com a população sénior, fomentando-se a partilha e a troca de experiências entre gerações. Por outro lado, valoriza-se o papel social dos idosos e promove-se um envelhecimento positivo.

Esta iniciativa decorre da Assembleia Municipal "Crianças e Jovens do Município de Évora", na qual foram apresentadas várias propostas pelas crianças sobre o que poderiam fazer pela cidade/concelho de Évora. Nesse contexto, surgiu a proposta de realização de ações de solidariedade e intergeracionais por parte da EB de São Mamede.

A Câmara Municipal de Évora dá resposta a esta questão através do Programa Municipal de Envelhecimento Positivo, mais concretamente do Projeto Mais Próximo de Todos. Foi neste âmbito que a autarquia propôs à EB São de Mamede a realização de ações intergeracionais com instituições das freguesias rurais.

Daí, resultaram estas ações intergeracionais, onde se prevê a realização de mais encontros entre as crianças da EB de São Mamede e o Centro Social da Boa Fé e a Associação de Idosos de Guadalupe.