05 junho 2019

A BIME está de volta com mais de 70 espetáculos de marionetas

Até ao próximo domingo, 09 de junho, a 14.ª edição da BIME - Bienal Internacional de Marionetas de Évora, traz a esta cidade mais de 70 espetáculos, provenientes de 11 países, num total de 28 companhias e 85 artistas. Ao longo de 6 dias há atuações direcionadas para todos os públicos e que se realizam em 13 locais diferentes, com destaque para o espaço público e o Teatro Garcia de Resende.

A abertura da iniciativa (que não se realizava desde 2013) teve lugar ontem (04 de junho), ao final do dia, na Praça Joaquim António de Aguiar. A inauguração da exposição "Bonecos de Santo Aleixo – Maravilhosa Criação do Imaginário Popular Alentejano", antecedeu o cortejo de abertura com as participações dos Gigabombos do Imaginário, das Marionetas Gigantes de Moçambique – O Bazar e as suas... E do Yanghzou Puppet Institute – Puppet Show Collection. À noite, na sala principal do Teatro Garcia de Resende, teve lugar o espetáculo de abertura com a Companyia Jordi Bertran e os seus "Poemas Visuales".

DSC_7875.JPG

A BIME é organizada pelo CENDREV em parceria com a Câmara Municipal de Évora e conta com o apoio institucional do Ministério da Cultura, o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e do Observatório da China. Eduardo Luciano, Vereador com o pelouro da Cultura na autarquia eborense, aproveitou a ocasião para confirmar a BIME "como marca do território", assinalando "o vazio que se sentiu com a ausência dos bonecos nos últimos anos". Enquadrando este certame na candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027, o autarca realçou "a capacidade de ocupação do espaço público" como uma vantagem comparativa relativamente a outras cidades concorrentes.

DSC_7941.JPG

O calendário de espetáculos pode ser consultado em: http://bit.ly/BIME2019calendarioprograma. A bilheteira funciona no TGR, podendo as reservas ser efetuadas através dos seguintes contactos: 266 703 112 ou geral@cendrev.com

DSC_7996.JPG

DSC_8081.JPG