10 outubro 2017

A Terra Treme a 13 de outubro'17

Às 10:13 horas do próximo 13 de outubro os cidadãos são convidados a participar no exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico A TERRA TREME.

Trata-se da 5.ª edição, organizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em conjunto com a Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), à qual a Câmara Municipal de Évora se associa através do Serviço Municipal de Proteção Civil.

A iniciativa visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.

O exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença no caso da ocorrência de sismo. A ação desenrola-se ao longo de 1 minuto, durante o qual os participantes, de forma individual ou coletiva (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoproteção: BAIXAR – PROTEGER – AGUARDAR, independentemente do local onde estejam naquele dia e hora convencionados.

A TERRA TREME coincide e enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, efeméride instituída pela Organização das Nações Unidas que tem como tema central este ano “Home Safe Home: Reducing Exposure, Reducing Displacement”.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANPC irão, durante os próximos dias, articular e coordenar em parceria com as respetivas comunidades educativas locais, as associações de bombeiros, os serviços municipais de proteção civil e os demais agentes de proteção civil a realização de ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a realização do exercício A TERRA TREME, na data e hora convencionadas para o efeito.