07 novembro 2017

AVEC – Aliança das Cidades Culturais Euro mediterrânicas apoia a Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027

Christian Mourisard, na qualidade de copresidente da AVEC, comunicou oficialmente o apoio público da instituição à candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2017. Em carta enviada ao Presidente da Câmara Municipal de Évora, Mourisard deixa patente o reconhecimento pelo "notável trabalho que o Município tem vindo a desenvolver desde há muitos anos no sentido de posicionar a cultura e o património no coração da estratégia de um desenvolvimento urbano sustentável". Conclui garantindo a disponibilidade para apoiar e promover a candidatura durante o seu processo de desenvolvimento.

A AVEC é uma associação sem fins lucrativos com sede em Arles, França. Foi constituída em 1997 e reúne um conjunto de cerca de 30 cidades europeias e mediterrânicas com o objetivo de preservar e promover a divulgação do património nas várias vertentes, associando-o e identificando-o como motor essencial para o desenvolvimento das sociedades onde se insere. A riqueza natural, social e cultural e o respetivo património associado, é tratada no seio desta instituição de acordo com preocupações e objetivos comuns aos diversos países membros. A AVEC é reconhecida como "Parceira Oficial da UNESCO", com o estatuto de consultora para as questões da cultura e património. A cidade de Évora, que concretizou a sua adesão em 2003, é neste momento um membro ativo com assento no Conselho e Administração.

A Câmara Municipal e as várias instituições que compõem a Comissão Executiva da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027, não podem deixar de se congratular por ter o apoio e o reconhecimento de uma instituição com tal importância no contexto internacional.