11 outubro 2017

Alerta para as novas dependências no Dia da Saúde Mental

​"Novas Toxicodependências –Da Toxicodependência às Dependências", com Paulo de Jesus (Coordenador do Centro de Respostas Integradas de Évora), foi a ação destinada a alunos, pais e familiares, que decorreu no dia 10 de Outubro, na Escola Secundária Gabriel Pereira. O evento contou com a presença da Vice-Presidente e Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira.

Integrada nas comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, que se prolongam até final deste mês, esta ação visou consciencializar os participantes para as novas formas de dependência que estão a surgir a grande velocidade na sociedade actual, nomeadamente ao nível das novas tecnologias de informação, e como apostar na sua prevenção, fazendo as escolhas adequadas.

Segundo os investigadores, as zonas do cérebro afetadas pelas dependências químicas são as mesmas afetadas pelas novas dependências das tecnologias, as quais têm uma ligação direta com a perda de saúde mental, se usadas sem critérios. Além disso, a fusão entre o real e o virtual começa a ser cada vez maior, sendo o virtual visto por muitos dos seus utilizadores como um escape que oferece prazer imediato perante a dor que não estão capacitados para superar no mundo real.

Neste evento falou-se, entre outros problemas, da nomofobia, o medo crescente de ficar sem o telemóvel que já abrange bastantes pessoas, mas também de formas de prevenção e das instituições que existem já despertas para estas problemáticas e preparadas para auxiliar os dependentes e suas famílias.

ND.jpg ND1.jpg ND2.jpgND3.jpg ND4.jpg ND5.jpg ND6.jpg ND7.jpg ND8.jpg ND9.jpg ND10.jpg