30 maio 2019

Alunos da Escola Secundária Severim de Faria assinalam o 100º aniversário da confirmação experimental da Teoria da Relatividade Geral

Durante a tarde do dia 29 de maio, decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora (CME) a apresentação de um trabalho desenvolvido pelos alunos do 12º ano da Escola Secundária Severim de Faria e uma conferência no âmbito das comemorações do 100º aniversário da confirmação experimental da Teoria da Relatividade Geral, na ilha do Príncipe e na localidade brasileira de Sobral.
Esta sessão contou com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Sara Dima Fernandes, e do Dr. Bento Caldeira, professor de Física da Universidade de Évora (UÉ), sendo a palestrante a Dr.ª Adriana Garcia, do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.
A Escola Secundária Severim de Faria dinamiza há 12 anos, em conjunto com o Departamento de Física da Universidade de Évora, o Projeto Educativo Horizonte, com alunos do 12º ano.
Este ano, assinalando esta efeméride, desenvolveram o subprojecto Espaço-Tempo que se traduziu num trabalho dos alunos sobre esta temática e num conjunto de conferências realizadas durante este mês de maio com a colaboração da Câmara Municipal de Évora, do Museu de Évora, da Universidade de Évora, da Universidade de Coimbra e do Observatório do Lago Alqueva.
O apoio da CME a esta iniciativa enquadra-se no Projeto Missão Ciência & Arte, coorganizado com a UÉ, que visa a promoção e valorização da cultura científica junto dos jovens, comunidade educativa e população em geral.