11 outubro 2019

Alunos da Horta das Figueiras vão a eleições para melhorar a escola

Compreender o que é a democracia, o processo eleitoral e a importância deste para fazer as melhores escolhas e obter resultados que aumentem a qualidade de vida das populações foi o grande objectivo da iniciativa  "De pequenino… Eleições na Escola Horta das Figueiras", que teve lugar no dia 8 de Outubro de 2019, na Escola Básica da Horta das Figueiras, em Évora.

Tratou-se de uma iniciativa proposta por um pai e organizada pela Comunidade Escolar da Horta das Figueiras, que contou com o apoio do Agrupamento de Escolas Severim de Faria, da Câmara Municipal de Évora, da Rádio Zig Zag e da RTP.

Esta é a segunda vez que os alunos desta escola participam numa eleição semelhante à dos adultos (a primeira foi aquando das Eleições Europeias), mas, a sua, para escolher propostas apresentadas por eles próprios para melhorar a vida na escola. Gostaram e agora, fizeram-no novamente, aproveitando a permanência na escola das urnas e demais material colocadas para as recentes eleições legislativas.

O entusiasmo e a alegria contagiam todos os participantes ao longo das diversas fases do processo, desde a escolha das propostas, passando agora pelo momento em sala de aula em que os adultos foram à escola explicar o processo eleitoral, seguindo-se depois a votação, o escrutínio e o debate em plenário. A votos, estiveram os partidos Caixa de Areia (PCA), Ninhos de Madeira (PNM), Desenhos na Escola (PDE) e Movimento das Mochilas (MM). A fase seguinte, será a concretização das propostas no terreno. Como houve um empate entre os partidos Ninhos de Madeira e Movimento das Mochilas, ficou decidido que ambas as propostas serão concretizadas com a ajuda de pais, encarregados de educação, Município e Agrupamento.

​

Foram à escola explicar às crianças o que são eleições os seguintes convidados: Sara Dimas Fernandes (Vereadora da Câmara Municipal de Évora); Luís Sebastião (professor do Departamento de Educação da Universidade de Évora); João Fanha (jovem eborense activista ambiental de 17 anos); e o Professor Galopim de Carvalho (Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e famoso geólogo).

Dinamizou o debate em plenário: Maria Assunção Folque (professora do Departamento de Educação da Universidade de Évora).

Pode conhecer mais sobre este tema e o trabalho desenvolvido pela Comunidade da Escola em Comunidade da Escola Horta das Figueiras​

E1.JPG E2.JPG E3.JPG E4.JPG E5.JPG E6.JPG E7.JPG E8.JPG E9.JPG E10.JPG E11.JPG E12.JPG E13.JPG E14.JPG E15.JPG E16.JPG E17.JPG E18.JPG E19.JPG E20.JPG E21.JPG