10 março 2016

Inseridos no espírito da Cidade Educadora: Alunos de Torres Vedras efetuaram visita de estudo a Évora

​Um grupo de alunos proveniente de Torres Vedras foi hoje (10 de Março) recebido pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito do trabalho conjunto realizado entre municípios da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

Recorde-se que um dos compromissos da Carta das Cidades Educadoras é que a cidade "deve saber encontrar, preservar e apresentar sua identidade pessoal e complexa que será a base de um diálogo fecundo com ela mesma e com outras cidades". Deve também estar ao serviço integral das pessoas e oferecer "espaços de formação e de debate, incluindo os intercâmbios entre cidades, para que todos os seus habitantes possam assumir plenamente as inovações que aquelas geram".

Foi nesse âmbito que estudantes de várias turmas do 11 º ano da Escola Secundária Madeira Torres, acompanhados dos respetivos professores, realizaram esta visita de estudo a Évora para aprofundar os seus conhecimentos sobre o período Barroco.

Na receção de boas vindas, a autarquia ofereceu-lhes o enquadramento geográfico e respetiva evolução urbana da cidade desde meados do século XX, apresentação que foi feita por Carlos Borralho, técnico superior camarário do Departamento de Ordenamento e Reabilitação Urbana.

A Vice-Presidente lembrou  que Évora está a comemorar os 30 anos da sua classificação como "Cidade Património Mundial" e  falou sobre as responsabilidades acrescidas que a autarquia tem devido a este estatuto.

Considerando que "as cidades não podem ser apenas o seu património construído, por isso Évora é também uma Cidade Educadora" a autarca expressou ainda a satisfação por serem também eles oriundos de uma Cidade Educadora, que, em conjunto com Évora, coordena atualmente a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

"Agradeço-vos por terem escolhido Évora para a vossa visita de estudo, esperamos que seja uma boa experiência", afirmou a autarca, dando-lhe algumas sugestões do que ver e fazer no Centro Histórico. Convidou-os a regressar a Évora com as suas famílias, indicando-lhes a Universidade de Évora como eventual escolha para realizar os seus estudos superiores.

Foto1.jpg Foto2.jpg Foto3.jpg