29 maio 2017

Alunos da Vendinha vieram conhecer património eborense

​A iniciativa "Volta a Évora em 70 dias", que decorre até Junho próximo, contou hoje (29 de Maio) com mais uma ação pedagógica, desta vez envolvendo um grupo de alunos da Escola Básica da Vendinha que veio conhecer o Fórum Eugénio de Almeida e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.

 

Os alunos iniciaram a sua visita pelo Fórum, onde a responsável pelo Serviço Educativo da Fundação Eugénio de Almeida, Maria Andreza Sousa, se encarregou de lhes proporcionar uma viagem pelas Casas Pintadas e sua simbologia. Através da observação dos diversos animais que embelezam as paredes e do contar de uma história, os alunos deram largas à sua imaginação desenhando os seus próprios animais fantásticos.

 

No Museu, guiados por Victor Sousa, do Serviço Educativo daquela instituição, conheceram diversas coleções, nomeadamente a coleção do fundador do Museu, Frei Manuel do Cenáculo, e aprenderam também várias noções sobre arte e história.

 

Recorde-se que a iniciativa "Volta a Évora em 70 dias", consiste num conjunto de visitas para dar a conhecer melhor aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico o património do Concelho. Organizadas em vários espaços da cidade, estas visitas tem como principal objectivo enriquecer as aprendizagens realizadas pelos alunos quer nos tempos de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), quer da componente letiva e resultam de um trabalho concertado entre diversos agentes educativos e culturais.

 

A ação é organizada pela Câmara Municipal de Évora, em parceria com os Agrupamentos de Escolas e diversos agentes, no âmbito do programa das AEC - Atividade de Enriquecimento Curricular. O trabalho engloba duas vertentes: no Centro Histórico (Fundação Eugénio de Almeida, Museu de Évora e Biblioteca Pública de Évora) através da criação de dinâmicas conjuntas, em que os alunos são envolvidos numa viagem (fio unificador) pelos diferentes espaços; e nas freguesias rurais, dando a conhecer a sua riqueza patrimonial, em articulação direta com o projeto AGERE - Agerinho.

Foto1.jpg Foto2.jpg Foto3.jpg Foto4.jpg Foto5.jpg Foto6.jpg Foto7.jpg Foto8.jpg Foto9.jpg Foto10.jpg Foto11.jpg Foto12.jpg Foto13.jpg Foto14.jpg Foto15.jpg Foto16.jpg Foto17.jpg Foto18.jpg Foto19.jpg Foto20.jpg Foto21.jpg Foto22.jpg Foto23.jpg Foto24.jpg Foto25.jpg Foto26.jpg Foto27.jpg Foto28.jpg Foto29.jpg Foto30.jpg