21 maio 2019

Alunos eborenses participaram na oficina Gigabombos

​No âmbito do projecto educativo municipal "Artes à Escola", duas turmas do 3º ano do Ensino Básico das escolas da Vista Alegre e da Srª da Glória (Freguesia da Malagueira) participam na "Oficina Gigabombos na Escola e na Comunidade", que tem lugar na sede do Imaginário Associação Cultural. Hoje (21 de Maio de 2019) a turma participante vem da Escola da Sra. da Glória e ontem veio da Escola da Vista Alegre.

Durante uma hora, com a ajuda dos músicos do Imaginário, estes alunos aprenderam algumas das bases teóricas do toque dos bombos, uma das actividades mais conhecidas desta associação que todos os anos anima com o seu talento e profissionalismo vários eventos no Concelho e na Região. O entusiasmo e a alegria marcou esta actividade, assim como a dedicação que os formadores colocaram no ensino da sua arte às crianças.

Refira-se que o "Gigabombos na Escola e na Comunidade" é um projecto multidisciplinar de divulgação e contacto com as tradições musicais portuguesas relacionadas com celebrações festivas e suas particularidades sonoras e plásticas.

Tem como principais objectivos levar os jovens à descoberta das raízes culturais e artísticas populares, impulsionar os jovens para práticas artísticas colectivas num exercício pedagógico e auto-disciplinador e redescobrir as raízes culturais como elemento potenciador de inclusão e identidade.

Recorde-se ​que o projecto "Artes à Escola", cuja primeira edição finaliza este mês, procura proporcionar às crianças e jovens o acesso a diversas áreas e expressões artísticas, estimulando a sua aprendizagem, formação e conhecimento e aproximando mais as associações e artistas da comunidade.