22 janeiro 2018

António Costa anuncia 40 milhões de euros para o novo Hospital de Évora

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, encontrou-se sexta-feira com o Primeiro-ministro, António Costa, e com o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, no âmbito da reunião do Conselho Regional (CR) deste órgão.

Para além do autarca eborense estiveram presentes os restantes membros do CR, num encontro que teve como objetivo planear a Estratégia Nacional para Portugal 2030.

Antes da reunião, que decorreu à porta fechada, o Primeiro-ministro anunciou que o Governo vai propor a dotação de 40 milhões de euros para o arranque da construção do novo Hospital Central de Évora, no âmbito da reprogramação do programa Portugal 2020, prevista para este ano.

A reprogramação do Portugal 2020 "terá, pelo menos, um importante investimento" na região, que "é a dotação de 40 milhões de euros, é a nossa proposta, para o arranque do novo Hospital de Évora", afirmou.

A futura unidade hospitalar, segundo o primeiro-ministro, "é um equipamento fundamental para o conjunto da região" do Alentejo.

Quanto à reprogramação do Portugal 2020, o chefe do Governo adiantou que o processo "terá lugar este ano" e que se trata de "uma fase importante", salientando que "é necessário também uma participação ativa das estruturas das regiões".

O Conselho Regional do Alentejo, presidido pelo autarca de Aljustrel Nelson Brito, é um órgão consultivo da CCDR do Alentejo e integra os autarcas, assim como diversos representantes de entidades públicas e privadas da região.