22 setembro 2016

Apresentação da Rede de Museus de Évora

A Rede de Museus e Equipamentos de Évora é apresentada publicamente esta sexta-feira, dia 23 de Setembro, pelas 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Neste momento inicial a rede identifica 17 pontos de referência museológica.
Situando-se a maioria destes pontos junto à acrópole romana, a rede alarga-se para fora das muralhas, inscrevendo por exemplo o Núcleo Museológico do Megalitismo, sediado no Convento dos Remédios, ou o Colégio dos Leões.

O Vereador Eduardo Luciano, responsável pelos pelouros do turismo e da cultura é o anfitrião deste encontro que contará com as presenças da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do Presidente do Turismo de Portugal I.P., do Presidente da Entidade Regional  de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, entre outros representantes de entidades envolvidas. A sessão é aberta à população.

A criação desta Rede de Museus tem como objetivo promover e melhorar a informação sobre os pólos culturais de relevo a nível patrimonial e turístico, na cidade que está a comemorar 30 anos da classificação de património mundial.
Esta iniciativa resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Arquidiocese de Évora, Biblioteca Pública de Évora, Palácio Cadaval, Fundação Eugénio de Almeida, Museu do Relógio, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Universidade de Évora.

A rede de Museus de Évora inclui:

1- Convento dos Remédios /Núcleo Museológico do Megalitismo
2- Casa da Balança
3- Núcleo CEA – Central Elevatória de Água
4- Arquivo fotográfico
5-Museu de Évora
6- Igreja do Salvador
7- Casa de Burgos
8- Museu de Arte Sacra da Sé de Évora
9- Igreja de S. Francisco / Capela dos Ossos
10- Biblioteca Pública de Évora
11-Fórum Eugénio de Almeida
12- Paço de São Miguel  e Casas Pintadas
13- Palácio Cadaval e Igreja dos Loios
14- Museu do Relógio - Pólo de Évora
15- Colégio do Espírito Santo
16- Palácio do Vimioso
17- Colégio dos Leões

A seguir ao encontro nos Paços do Concelho, seguem-se visitas à Fundação Eugénio de Almeida e à Igreja de S. Francisco.

O programa das comemorações do dia Mundial do Turismo estende-se até dia 28 de setembro, consulte aqui o programa completo