22 junho 2018

Apresentada Plataforma Cultural e Criativa do Alentejo Central

Foi ontem apresentada a Plataforma Cultural e Criativa do Alentejo Central. A Sessão Pública teve lugar na sala de conferências da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, e foi presidida pelo Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado. O enquadramento do projeto foi feito por José Calixto, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC e por Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo. O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, esteve presente em representação do Município.

A Plataforma, de iniciativa da CIMAC, surge na sequência da participação deste organismo numa série de iniciativas e projetos de cooperação europeia que tiveram como mote a ideia de que a atividade artística e cultural são impulsionadores de desenvolvimento dos territórios e de inovação social. O objetivo global é o de reforçar a cooperação institucional entre municípios e agentes culturais a uma escala intrarregional. Neste contexto surge a articulação com a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), considerada fundamental e estratégica.

A Plataforma Cultural e Criativa do Alentejo Central permite pesquisar os diversos elementos do ecossistema cultural e criativo da região. Ao registar-se na Plataforma, os agentes culturais e criativos do Alentejo Central (organizações e/ou artistas que desenvolvam atividades culturais na área das artes, dos media ou dos serviços criativos) têm abertas as portas para a interatividade: poderão divulgar a sua atividade, portfólio, eventos e contactos, contactar outros agentes através de um chat de conversação, consultar uma agenda cultural do Alentejo Central atualizada, organizada por tipologia de eventos e por município, ter disponível, à distância de um clique, todas as informações e características dos equipamentos culturais da região, ou até mesmo aceder a notícias relevantes para o setor cultural e criativo.

Visite a Plataforma Cultural e Criativa do Alentejo Central em www.plataformacriativa-ac.pt.