27 novembro 2017

Apresentado Estudo sobre a Internacionalização do Setor Cultural e Criativo de Évora e do Alentejo

A Comissão Executiva da candidatura de Évora a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027 reuniu na passada quarta-feira, 22 de novembro, nos Paços do Concelho, onde assistiu à apresentação de um relatório de caraterização do quadro de posicionamento estratégico do setor cultural e criativo no Alentejo, Alentejo Central e Évora. Trata-se de um trabalho que se insere no estudo do Valor Económico e da Avaliação do Potencial de Internacionalização do Setor Cultural e Criativo de Évora e do Alentejo, e que esteve a cargo da SPI-Sociedade Portuguesa de Inovação. Foi promovido pela ERT-Entidade Regional de Turismo do Alentejo, em associação com a Comissão Executiva da Candidatura, em que a Câmara Municipal de Évora se insere, e foi cofinanciado pelo Programa Alentejo 2020, no quadro da União Europeia.

O estudo apresentado tem por base os seguintes pressupostos:

- Perceber qual o "estado da arte" no que se refere à quantidade, qualidade e retorno do SCC na Região, com particular enfoque na cidade de Évora;

- Identificar quais as forças e fraquezas do setor na Região, nomeadamente, tendo presente o objetivo de internacionalização dos ativos culturais do território – quer se trate de recursos edificados ou imateriais, quer no que diz respeito à dimensão económica empresarial;

- Propor recomendações operativas e passíveis de serem replicadas no horizonte temporal do concurso a Capital Europeia da Cultura no qual a cidade e a Região decidiram envolver-se.

 

Na reunião foi ainda tratado o planeamento das visitas de Tom Fleming (especialista na avaliação do potencial de internacionalização do setor cultural e criativo) e de Jonothan Neelands (especialista na avaliação do valor económico do setor cultural e criativo), que se encontram agendadas para os períodos de 4 a 6 de dezembro, e 19 e 20 de dezembro, respetivamente, sendo de destacar:

 

Dia 5 de Dez.:

10:00–13:00: Workshop A Creative Economy for Évora and Alentejo? The Building Blocks  a ter lugar no Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende

14:30–16:00: Seminário Building a sustainable creative economy in the smaller city (TomFleming)  a ter lugar no Auditório da Universidade de Évora.

 

19 e 20 Dez.:

Dia 19 das 14:30 às17h30: Workshop The basis of economic measurements – case studies of cultural and creative sector economic analysis (Jonothan Neelands e AndrewDixon) a ter lugar no Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende.

Dia 20 Dez: Seminário na Universidade de Évora: Techniques in measuring economic impact of cultural and creative sector (Jonothan Neelands and Andrew Dixon).

 

O estudo do potencial de internacionalização do setor cultural e criativo de Évora é uma componente importante do trabalho de construção do processo de candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027, que se pretende solidamente fundamentado.