29 março 2018

Apresentados resultados preliminares do Diagnóstico Juvenil do Concelho de Évora

Na semana do 24 de março, Dia Nacional do Estudante, em que se celebra a memória das lutas estudantis que marcaram historicamente a importância do envolvimento dos jovens na conquista da liberdade e de direitos essenciais, foram apresentados publicamente os resultados preliminares do Diagnóstico Juvenil do Concelho de Évora.

Ontem, 28 de março, decorreu no Palácio de D. Manuel a sessão pública de apresentação deste importante trabalho, que resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora e os Departamentos de Matemática e Sociologia da Universidade de Évora. Os resultados apresentados, tendo em vista a elaboração do Plano Municipal para a Juventude, constituem um valioso conjunto de instrumentos de importância estratégica para a caraterização da juventude em Évora nas mais variadas vertentes.

A sessão de apresentação, que teve lugar no Palácio de D. Manuel, esteve a cargo dos professores Paulo Infante e Rosalina Pisco Costa. Presente esteve também a Vereadora com o pelouro da Juventude, Sara Dimas Fernandes, que se referiu à importância do conhecimento completo e rigoroso da realidade dos jovens que vivem em Évora, quer sejam eborenses ou residentes temporários, como base essencial para a definição de políticas adequadas de juventude para o Concelho. A Vereadora salientou ainda o facto de este ser mais um exemplo da colaboração institucional entre a Câmara Municipal e a Universidade de Évora, que tem sido fundamental no contexto do desenvolvimento social, cultural e económico do Concelho.

No final teve lugar a atuação da Tuna Académica do Liceu de Évora, que precedeu a entrega de diplomas aos jovens voluntários que integram o programa municipal "VJovem". Foram também entregues " Certificados  de Cidadãos Honorários " aos estudantes que integram o Projeto "Jovens Embaixadores de Évora". Este projeto acolhe jovens oriundos de outros países que, por questões de mobilidade estão a estudar  na Universidade, e que através deste projeto são se tornam promotores da divulgação da cultura e do património de Évora no Mundo.