12 junho 2019

Aprovado projeto de apoio à agricultura sustentável: “Pegada do Hortelão”

No âmbito do aviso N.º 002/AlentejoCentral/10214/2018, relativo a "Cadeias curtas e mercados locais", foi submetida e aprovada a candidatura do projeto "Pegada do Hortelão".

Com este projeto a Câmara Municipal de Évora pretende dar uma nova vida aos tradicionais mercados de Quintaneiros e Hortelões da cidade de Évora, melhorando as condições de venda dos produtores, através da aquisição de novas bancas de venda e do arranjo paisagístico da envolvente.

Serão também desenvolvidas ações de sensibilização, junto de crianças do 1º ciclo do Concelho de Évora e do público em geral, sobre a importância de:

- Comercialização de proximidade e consumo de produtos locais e sazonais;

- Fomentar a confiança entre produtor e consumidor;

- Promoção dos produtos e da gastronomia local;

- Diminuir o desperdício alimentar;

- Melhorar a dieta alimentar;

Este é um apoio à agricultura familiar e à pequena e média agricultura, não intensiva e sustentável.

No concelho de Évora, esta agricultura é fundamental, não só para a qualidade e soberania alimentar e para a defesa do meio ambiente, mas também para a coesão económica e social de muitas famílias, através do complemento do rendimento que esta atividade representa.

São parceiros do município de Évora neste projeto as Uniões de Freguesia de Évora, de Bacelo e Senhora da Saúde e de Malagueira e Horta das figueiras, bem como Núcleo de Évora do Cabaz do Hortelão / Iniciativa PROVE, a TRILHO – Associação para o Desenvolvimento Rural e o RURALENTEJO – Conselho para o Desenvolvimento Rural do Alentejo.