12 dezembro 2017

Assembleia Municipal de Évora aprovou representações diversas

​Uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Évora realizou-se no dia 7 de Dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Os pontos a tratar foram, sobretudo, representações da Assembleia em diversos órgãos, nomeadamente municipais.

No primeiro ponto da Ordem do Dia, procedeu-se à eleição, por votação secreta, de um Presidente de Junta para representar as Juntas ou Uniões de Freguesias no XXIII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses. Após deliberação sobre duas listas, uma apresentada pela CDU e outra pelo PS, estas obtiveram 16 e 15 votos, respectivamente, tendo-se registado ainda um voto em branco. Face a tal, a lista vencedora foi a da CDU, sendo Gertrudes Pastor a representante que irá ao Congresso.

O segundo ponto da ordem de trabalhos, também por votação secreta, tratou da representação da Assembleia Municipal na Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC). Tanto a CDU (Proposta A) como o PS (Proposta B) apresentaram listas, tendo a votação sido de 13 votos para a Proposta A (que incluía um membro do PSD), 7 para a Proposta B e um voto branco. Seguindo o método de Hondt, os eleitos que representarão a Assembleia na CIMAC são: Jorge Lourido (CDU), José Figueira (CDU), Nuno Alas (PSD) e Ananias Quintano (PS).

No decurso dos trabalhos, foi aceite uma proposta da CDU para a constituição de um grupo informal destinado a trabalhar na proposta para representação da Assembleia Municipal em diversos Conselhos e Comissões. Este integra elementos de todas as forças políticas representadas na Assembleia e será coordenado pelo Presidente da desta, Carlos Reforço.

Para a Comissão Municipal de Economia e Turismo de Évora foi aprovada a indicação de um representante de cada força política para cada Secção. A constituição ficou do seguinte modo: José Figueira e João Simas (CDU), Adelino Fonseca e Ana Beatriz Cardoso (PS), Nuno Alas (PSD), Bruno Martins (BE), Frederico Carvalho (Coligação Afirmar Évora - CDS-PP/MPT/PPM) e José Piteira (Machede Movimento Popular Independente).

AME Dez17 1.jpg AME Dez17 2.jpg AME Dez17 3.jpg AME Dez17 4.jpg