22 novembro 2018

Assembleia Municipal “Crianças e Jovens do Município de Évora”

​Uma Assembleia Municipal, constituída por crianças e jovens do concelho e representantes dos Agrupamentos de Escolas, teve lugar na tarde do dia 21 de Novembro de 2018, nos Paços do Concelho de Évora, no âmbito da comemoração do 29º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança.

Esta atividade, organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora, promoveu a democracia participativa - permitindo às crianças e jovens uma reflexão conjunta sobre os seus direitos e deveres enquanto cidadãos do concelho de Évora - e assinalou também a data da assinatura da Convenção dos Direitos da Criança (20 de Novembro).

A Ordem de Trabalhos da referida sessão incluiu duas questões: "O que é que tu gostarias que Évora te oferecesse para os tempos livres?" e "O que é que tu poderias fazer pela cidade/concelho de Évora?".

Antes da sessão, a Presidente da CPCJ de Évora, Lénia Fragoso, deu as boas vindas a toda a comunidade escolar e membros da Comissão Alargada da CPCJ, realçando a importância deste evento. Fez também uma chamada de atenção para visitarem a exposição sobre a temática dos direitos das crianças e jovens, patente no átrio dos Paços do Concelho. Esta exposição foi uma produção das crianças, no âmbito do desenvolvimento de projetos que culminaram com a Assembleia Municipal e permitiram ligações entre a escola e as comunidades locais, incluindo famílias e Município.

O Presidente do Município de Évora, Carlos Pinto de Sá, recordou em traços gerais o percurso que tem vindo a ser feito nesta área, sublinhando que "ainda há muito trabalho a fazer, mas para continuar esta caminhada é necessário que cada cidadão participe com as suas ideias", sendo esta sessão mais um contributo nesse sentido.

A mesa da sessão, à semelhança do que acontece na Assembleia Municipal de Évora, foi constituída pelo Presidente Carlos Reforço, sendo primeiro e segundo Secretário, respectivamente, Ana Beatriz Cardoso e Ângela Caeiro.

f1.jpg f2.jpg f2a.jpg f3.jpg f5.jpg f6.jpg f7.jpg f8.jpg f9.jpg f10.jpg