24 fevereiro 2020

Brincas de Carnaval animaram Praça do Sertório

​Durante a manhã de hoje grupos de Brincas de Carnaval animaram a Praça do Sertório, tendo marcado presença os grupos de Brincas Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo, Brincas de Carnaval dos Canaviais e o Grupo infantil Escolinha de Brincas da Casa do Povo dos Canaviais. A este momento de assistiram o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto Sá, acompanhado pelos Vereadores Sara Dimas Fernandes e Eduardo Luciano. Denomina-se de Brinca um grupo que se organiza anualmente para a construção e execução de uma dramatização popular durante a época do Carnaval. Trata-se de uma manifestação muito rica e complexa de Cultura Popular, com as manifestações artísticas dos seus componentes: poetas, músicos, encenadores, coreógrafos, artistas plásticos de cariz marcadamente amador e popular, criando ou recriando eles próprios os versos do fundamento e as músicas executadas. Recorde-se que está patente ao público desde a semana passada uma exposição no Convento dos Remédios sobre este tema intitulada Brincas de Carnaval de Évora – Uma manifestação do Património Cultural Imaterial do Concelho de Évora​.

Veja as fotos em "Brincas de Carnaval animaram Praça do Sertório".