04 maio 2016

Câmara de Évora e Universidade assinaram acordo para estudo do tecido edificado

​A Câmara Municipal e a Universidade de Évora assinaram, no dia 3 de Maio, o terceiro acordo de colaboração para a realização de estudos académicos acerca do tecido edificado de bairros da cidade, durante o corrente ano lectivo, no âmbito do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura.

Este ano, o acordo incide sobre os Bairros de Santa Maria, N.ª Sª Glória, N.ª Sª do Carmo, N.ª Sª da Saúde, B.º Ferroviário, Comenda, Manutenção Militar, entre outros. A Câmara Municipal partilha assim o seu conhecimento e experiência profissional através do envolvimento de técnicos municipais com os alunos de Arquitectura.

A formalização da parceria teve lugar nos Paços do Concelho e contou intervenções do Presidente do Município de Évora, Carlos Pinto de Sá, do Vereador Eduardo Luciano, da Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas e de António Borges Abel (Departamento de Arquitectura da UÉ).

O Vereador Eduardo Luciano apresentou o acordo em traços gerais. Falou também da sobre a evolução desta parceria entre a Câmara e Universidade ao longo dos últimos anos e do trabalho realizado.

Por seu turno, o Arquitecto António Abel sublinhou a importância do contacto dos alunos com os técnicos camarários e da necessidade de compreender as opiniões das pessoas que vivem no terreno onde se desenvolve o trabalho.

A Reitora Ana Costa Freitas mencionou aspectos a ter em conta, nomeadamente no que concerne ao ordenamento do território, e defendeu como fundamental a ligação entre Câmara e Universidade no desenvolvimento da cidade.

O Presidente Carlos Pinto de Sá frisou a evolução urbanística dos bairros eborenses. Realçou a iniciativa inovadora que foi a classificação de Évora, um conjunto histórico, como Património Mundial, quando até à data só se classificavam monumentos. Apelou para que o conhecimento académico seja aliado ao da realidade no terreno e fez votos para que este trabalho também ajude os alunos a não ter medo de debater ideias.

Foto1.jpg Foto2.jpg Foto3.jpg Foto4.jpg