09 janeiro 2017

Câmara de Évora promoveu Noite de Fados

​A Câmara Municipal de Évora, dando cumprimento à promessa feita em Outubro passado, organizou mais uma Noite de Fados no Monte Alentejano, para responder às centenas de idosos que não obtiveram vaga na Noite de Fados do Mês do Idoso.

Desta vez, decorreu na noite de 7 de Janeiro e o programa de animação contou com mais um grupo de fadistas amadores alentejanos, para além de uma breve atuação do Grupo de Cantares do Centro de Convívio Municipal (Rua do Fragoso).

Os fadistas convidados foram João Rosado, João Pereira, Maritina, Valdemar Mochila, Vera Cristina e Mira Serrano, acompanhados à Viola Baixo por Joaquim Espiga; à Guitarra Portuguesa por Paulo Caichinho; e à Viola por José Geadas.

As boas vindas foram dadas pelo Presidente do Município de Évora, Carlos Pinto de Sá, que esteve acompanhado pelo Vereador Eduardo Luciano.

Refira-se que o Grupo de Cantares do Centro de Convívio Municipal está agora a completar 2 anos desde a sua primeira atuação. Mantendo alguns dos membros fundadores o grupo conta, no momento, com 15 elementos, todos do género feminino, sendo formado por utentes com idades compreendidas entre os 68 e os 85 anos. Tem vindo a consolidar o seu reportório e está numa fase de qualificação. Os ensaios decorrem às segundas e quartas-feiras, entre as 15 e as 16 horas, no Centro de Convívio.

Nesta quadra festiva, o Grupo de Cantares não teve mãos a medir para responder a todas as solicitações, tendo atuado, nomeadamente, na Sta. Casa da Misericórdia de Évora, no Lar da Obra de S. José Operário, em S. Miguel de Machede, Lar de Idosos de S. Manços, na Escola André de Resende, no JI Nª Sra. da Piedade, na Creche Ser Ativo, na Câmara Municipal e no Centro Histórico, na iniciativa "Cantos de Janeiras".