15 abril 2019

Câmara de Évora aposta na formação das cozinheiras

​A Câmara Municipal de Évora organizou uma formação sobre alimentação vegetariana para as cozinheiras das escolas, durante toda a manhã de 11 de Abril, na Gaveta d`Ingredientes (Bairro dos Álamos), sob supervisão da nutricionista Raquel Cruz.

Esta formação teve uma componente teórica e prática com a elaboração de três pratos base, visando dar conhecimentos e truques às cozinheiras das escolas eborenses de como cozinhar os pratos vegetarianos, que as novas ementas escolares oferecem aos alunos vegetarianos ou com restrições alimentares.

Foram elaborados pratos de tofu salteado, gratinado de legumes e seitan em molho de tomate, tendo participado 15 cozinheiras dos quatros Agrupamentos de Escola.

A avaliação final foi bastante positiva por parte das participantes, considerando a formação bastante pertinente e importante para a obtenção de conhecimentos nesta área completamente desconhecida para a maioria das cozinheiras. Contudo, ficou ainda expresso pelas mesmas que, é necessário adquirir experiência na confeção deste tipo de alimentos, tendo manifestado interesse que se realizasse uma nova formação nesta temática, mas que fossem as cozinheiras a confecionar e a tirar in loco as dúvidas que vão surgir.

Esta formação foi realizada no prosseguimento da implementação do Plano de Ementas Escolares - Ementa Escolar Sazonal Mediterrânica e do Plano de Ementas Vegetarianas (segundo a Lei nº 11/2017 de 17 de abril) elaborada pela nutricionista Carmen Falardo a pedido da autarquia.

Uma ementa que tem como principais objetivos, para além do cumprimento da nova legislação em vigor, respeitar a sazonalidade dos produtos, promovendo assim o consumo de produtos de base local, e introduzir nas escolas um maior número de pratos da gastronomia regional /dieta mediterrânica.

Os novos planos de ementas serão implementados a partir do 3º período escolar, em cinco "cantinas piloto", nas Escolas Básicas do Rossio, Cruz Picada, Horta das Figueiras, S. Mamede e Bº Câmara, pretendendo-se a expansão para o máximo número de escolas a breve prazo.

Para os alunos que fazem diariamente uma alimentação vegetariana e que pretendam este tipo de ementa na escola, será necessário o encarregado de educação preencher o Impresso de Dietas Alternativas, disponibilizado em cada uma das cinco "cantinas piloto", para que haja uma organização diária por parte das funcionárias da cozinha, vindo esta formação para cozinheiras ao encontro das referidas necessidades.