18 dezembro 2018

Câmara de Évora dinamiza projecto de promoção do sucesso escolar

​Está já na sua fase de arranque o Projeto Municipal de Promoção do Sucesso Escolar – "EducArte" que visa a educação não formal e tem como objetivo contribuir para o sucesso educativo das crianças, valorizando a escola, a família e a comunidade como pontos-chave para alcançar esse sucesso.

 

O projeto incide na literacia emocional e é cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu. A sua construção teve por base a articulação com os agrupamentos de escolas participantes, nomeadamente Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Severim Faria e André de Gouveia, de modo a garantir a necessária perspetiva de complementaridade da intervenção. Daqui resultou o enfoque do "EducArte" na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, perspetivando assim uma intervenção a nível preventivo.

 

Para executar as ações previstas foi constituída uma equipa multidisciplinar de intervenção composta por 5 profissionais das seguintes áreas de intervenção: Psicologia (clínica e educacional), Serviço Social, Docência e Animação Sociocultural.

 

O projeto sustenta-se em dois blocos de intervenção distintos mas complementares entre si: Por um lado, o projeto e a equipa que o compõem estarão disponíveis para rececionar, avaliar, encaminhar e/ou acompanhar sinalizações de situações de fragilidade económica, social, emocional, comportamental das crianças e famílias da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico dos três agrupamentos parceiros. Por outro, irão ser desenvolvidas ações de carácter lúdico, recreativo, artístico, cultural com 6 grupos de crianças identificados pelos agrupamentos de escolas. O mesmo, conta com a assessoria técnico-científica da Universidade de Évora que garantirá a monitorização e avaliação do seu desempenho.  

 Educarte2018 I.jpg Educarte2018 II.jpg Educarte2018logo.jpg