13 fevereiro 2017

Câmara de Évora visitou a freguesia de Canaviais

A​ freguesia de Canaviais recebeu esta manhã (11 de Fevereiro) o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, Vereadores e técnicos municipais que efectuaram a segunda visita de trabalho a esta localidade no âmbito do programa municipal "Pelos Caminhos do Concelho, ao Encontro das Populações".

A receber a comitiva esteve o Presidente da Junta de Freguesia, Jerónimo José, acompanhado de outros representantes locais. Juntos visitaram diversas instituições e conheceram as principais questões que preocupam a população.

Esta visita insere-se no âmbito do programa de gestão participada acima referido que permite ao Executivo Municipal conhecer os problemas das populações, mas também boas práticas e bons exemplos. Dentro das suas competências e possibilidades, procura igualmente resolver problemas concretos ou contribuir para a sua resolução com as entidades competentes.

A concentração foi na sede da Junta, seguindo-se depois um percurso por várias instituições, designadamente a Paróquia de Nª Sª da Boa Esperança, onde visitaram a igreja e instalações de apoio, a ARPIC – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Canaviais, a Escola Básica e Jardim de Infância dos Canaviais e a Casa do Povo, onde decorreu o encontro com a população.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal colocou a comunidade a par da actual situação financeira camarária e do trabalho de reequilíbrio financeiro desenvolvido, bem como do conjunto de candidaturas a fundos comunitários que já foi possível apresentar, estando várias delas aprovadas.

Reconheceu a crucial necessidade de candidaturas para recuperação da rede viária concelhia, uma vez que permitiriam à autarquia concretizar um conjunto de obras cada vez mais necessárias, esperando que a próxima reprogramação de fundos comunitários abra essa possibilidade.

Sublinhou ainda a aposta municipal feita na diversificação da área económica e os resultados que já estão a surgir, nomeadamente no que concerne ao cluster aeronáutico, com a vinda de diversas empresas e com elas a criação de um significativo número de postos de trabalho.

O Presidente da Junta de Freguesia, que ao longo da manhã foi colocando a comitiva a par das preocupações dos Canaviais, salientou a importância destas visitas que permitem ter uma percepção mais efectiva das questões.

Pediu uma melhor concertação quanto à comunicação das intervenções camarárias na freguesia à Junta e expressou a necessidade de se começar a perspectivar a intervenção urbanística futura com vista a planear o crescimento da freguesia, mostrando a sua disponibilidade para prosseguir a colaboração com a Câmara.