16 setembro 2019

Câmara de Évora organizou formação de auxiliares de cozinha

​​A Câmara Municipal de Évora organizou uma formação sobre alimentação vegetariana para auxiliares de cozinha das escolas, durante a tarde de 13 de Setembro de 2019, na Gaveta d`Ingredientes (Bairro dos Álamos), sob supervisão da nutricionista Raquel Cruz.

Esta formação, inserida no programa de actividades do início do ano lectivo de 2019/2020, teve uma parte teórica e outra prática, com a elaboração de três pratos base, visando aumentar os conhecimentos das formandas na confecção de pratos vegetarianos que as ementas escolares oferecem aos alunos vegetarianos.

À semelhança do que aconteceu com a formação de cozinheiras, realizada em Abril deste ano, a presente iniciativa enquadra-se na implementação do Plano de Ementas Escolares - Ementa Escolar Sazonal Mediterrânica e do Plano de Ementas Vegetarianas (segundo a Lei nº 11/2017 de 17 de abril) elaborada pela nutricionista Carmen Falardo a pedido da autarquia.

Uma ementa que tem como principais objetivos, para além do cumprimento da nova legislação em vigor, respeitar a sazonalidade dos produtos, promovendo assim o consumo de produtos de base local, e introduzir nas escolas um maior número de pratos da gastronomia regional/dieta mediterrânica.

Esta formação faz parte de um programa mais vasto que engloba um conjunto de ações, das quais se destacam a Promoção de Circuitos Curtos de Comercialização de Produtos Agroalimentares para estimular a produção local - em particular a pequena e média agricultura familiar e a revisão das ementas escolares (incluindo a elaboração de fichas técnicas e de alergénios, e cálculo dos valores nutricionais de cada refeição), procurando ir ao encontro da sazonalidade dos produtos e apostando em mais pratos tradicionais da região.

Aposta-se, de igual modo, na formação do pessoal não docente afeto às cantinas; na sensibilização para a alimentação saudável, na avaliação e monitorização da satisfação através de inquéritos a professores, educadores, encarregados de educação e alunos; de questionários às cozinheiras e assistentes de cozinha, assim como no alargamento do programa a novas escolas e Juntas de Freguesia.

AC1.JPG AC2.JPG AC3.JPG AC4.JPG AC5.JPG AC6.JPG AC7.JPG AC8.JPG AC9.JPG AC10.JPG