21 setembro 2017

Câmara Apoia Semana da Consciencialização para as Demências

Integrada na Semana da consciencialização para as demências e assinalando o dia 21 de setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer, a Câmara Municipal acolheu e apoiou na nossa cidade as iniciativas promovidas pela "Agir no Tempo" – Associação de Apoio a Demências.

Liderada por Liliana Gonçalves, especialista em reabilitação psico-motora, a Agir no Tempo é uma IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social com estatuto de utilidade pública, cuja atividade se desenvolve em torno do apoio e prestação de cuidados especializados na prevenção do envelhecimento precoce, no acompanhamento de pessoas com demência e outras patologias neuro degenerativas, e ainda na prestação de assistência e apoio aos respetivos cuidadores.

A Agir no Tempo está hoje em Évora a desenvolver uma ação de sensibilização junto da comunidade. Entre as 10h e as 18h, numa banca instalada na Praça do Giraldo, são distribuídos folhetos informativos, prestadas informações, esclarecimentos e aconselhamento especializado. Em complemento, foram organizados workshops a ter lugar na Sala dos Leões – Paços do Concelho. O primeiro, que teve lugar às 10h, teve como tema "Arterapia para Cuidadores". O segundo, agendado para as 16h, abordou a temática da "Arterapia no Envelhecimento e nas Demências".

A Vice-Presidente Élia Mira recebeu as técnicas da "Agir no Tempo", a quem agradeceu a presença em nome da Câmara Municipal. Aproveitou o ensejo para dar a conhecer a atividade do Município na área da intervenção social junto da população, designadamente através do CLASE – Conselho Local de Ação Social de Évora que, assumindo-se como plataforma de congregação de esforços de várias instituições, constitui neste momento uma rede de apoio integrado que intervém ativamente no desenvolvimento social do concelho. O convite à participação da "Agir no Tempo" ficou desde logo formulado, na certeza de que o aumento do número de entidades e respetivas competências, ligadas em rede em torno do objetivo comum, contribuirá para melhorar a capacidade de intervenção e em consequência os resultados obtidos.