30 setembro 2019

Câmara Municipal de Évora Reforça Limpeza Pública na Cidade

A confluência de um conjunto de circunstâncias adversas – dificuldades financeiras, redução de dezenas de trabalhadores sem que a CME pudesse contratar, suspensão do uso de herbicidas, dificuldades de contratação externa de serviços por falta de mão-de-obra, crescimento dos depósitos ilegais de lixo, etc. –, levou à proliferação de ervas e lixo na cidade.

Atendendo à necessidade de proceder à limpeza dos espaços públicos, muitos dos quais em situação que impunha intervenção urgente, a Câmara Municipal reforçou os meios existentes através da colocação no terreno de brigadas adicionais de limpeza manual e mecânica. O trabalho, que consiste maioritariamente no corte de ervas e varrida, está a desenvolver-se em simultâneo por várias zonas e bairros da cidade.

Tendo em conta a insuficiência de meios próprios, nomeadamente por carência de recursos humanos, foi necessário recorrer a contratação externa para reforço da capacidade de intervenção do Município nesta área. Esta contratação externa, que se previa iniciar em Junho, só agora foi possível concretizar porque só agora se conseguiu a mão de-obra necessária ao trabalho a efetuar. Entretanto, está também em fase final o concurso para admissão de mais 20 trabalhadores para o sector de higiene e limpeza, contratação que só avançou dada a recuperação económica e financeira do Município.

A Câmara Municipal de Évora agradece a compreensão dos munícipes residentes, libertando os espaços dos veículos estacionados sempre que necessário, de acordo com as indicações dos operacionais no local.

A Câmara Municipal apela à colaboração de todos para que se possa garantir a limpeza e higiene pública em Évora.